“O pensamento turístico brasileiro: entre a teoria e a prática” é o título de livro lançado por professor e pesquisadora da EACH

Postado em 18 de setembro de 2023

Será lançado no dia 20 de setembro, durante a programação do XX Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo-ANPTUR, na Universidade Federal Fluminense, o livro “O pensamento turístico brasileiro: entre a teoria e a prática” (Editora Dialética, 228p), de autoria da doutoranda em turismo pela EACH/USP J. Laize Soares Oliveira e do professor e coordenador do programa de Turismo Alexandre Panosso Netto. O livro originalmente é a dissertação de mestrado em turismo de Laize Oliveira, mas que foi devidamente revisada e ampliada pelos autores, ganhando novos contornos e perspectivas que justificaram a publicação em conjunto.

Os autores se preocuparam em discutir a gênese do conhecimento turístico criado no Brasil desde a década de 1970 até os dias atuais. Para isso foi desenvolvida uma ampla revisão de literatura e foram entrevistados 21 pesquisadores do turismo brasileiro reconhecidos por seus pares por suas obras e trajetória neste campo de estudos.

Entre as perguntas que são discutidas no livro estão: existe uma escola de pensamento turístico que possa ser considerada genuinamente brasileira? Existe um modo próprio de pensar o turismo no Brasil? Como os estudiosos brasileiros analisam o turismo? Como superar a distância entre a academia e o mercado turístico nacional?

Laize Oliveira destaca a importância de analisar a evolução do pensamento turístico brasileiro ao afirmar que “a existência de certos paradigmas engessados negligenciou temáticas e limitou as investigações neste campo do saber”.

Segundo a profa. Dra. Mirian Rejowski (UAM/USP) que foi uma das entrevistadas e quem escreveu o prefácio, neste livro, três pontos importam: “O primeiro é o resgate histórico da trajetória do ensino superior e da pesquisa científica sobre Turismo, que parecem nos manter acanhados e algemados em paradigmas ultrapassados, armadilhas políticas e grilhões discursivos retrógrados, equivocados ou colonizadores. O segundo é o levantamento, análise e discussão do pensamento de vinte e dois autores que estabeleceram e marcaram o campo do Turismo brasileiro no período de 1970 a 2022, em um debate profícuo entre a teoria e a prática, descortinando a multiplicidade de olhares e questionando o distanciamento entre o que se pesquisa e o que se pratica. E o terceiro é a apresentação de um modelo investigativo assentado nas lacunas encontradas sobre as pesquisas com a proposta de soluções, um verdadeiro presente ao leitor, além do esperado.”

Para o professor Alexandre Panosso “a obra oferece um panorama muito claro sobre como se desenvolveu a produção de conhecimentos e de discursos acadêmicos sobre o turismo no Brasil nos últimos 50 anos.”

Laize Oliveira também considerou que “é preciso traçar um caminho tangível para que as contribuições das pesquisas alcancem o universo prático. Isso implica não apenas considerar como as descobertas afetarão as comunidades locais, o empresariado, os gestores e as políticas públicas, mas também como devemos construir e gerir os canais de distribuição do conhecimento, tanto internos quanto externos”.

Assim, o livro não apenas aponta para uma abordagem unificada entre teoria e prática do turismo, mas sugere um caminho para uma interdisciplinaridade legítima e inovadora.

Mais Informações:

Editora Dialética

228 páginas.

Autores: J. Laize Soares Oliveira & Alexandre Panosso Netto

Lançamento: Universidade Federal Fluminense-UFF, 20 de setembro, 10h00, por ocasião do XX Seminário da ANPTUR.

Contato dos autores: laizeoliveira@usp.br e panosso@usp.br