Vote! Aplicativo desenvolvido com apoio da EACH é finalista em premiação internacional
Postado em 02 de março de 2018
![Vote! Aplicativo desenvolvido com apoio da EACH é finalista em premiação internacional Vote! Aplicativo desenvolvido com apoio da EACH é finalista em premiação internacional](http://www5.each.usp.br/wp-content/uploads/2018/03/app-563x353.jpg)
Se você estiver sozinho, envie uma selfie! Se você estiver acompanhado, envie uma foto do seu amigo por whatsapp! Essas são algumas das tarefas, todas a distância, feitas pelos alunos da EACH/USP e da USP São Carlos que cursam informática voltada à terceira idade.
Tudo isso graças ao aplicativo SENSEM, que está concorrendo ao prêmio “SilverEco and Ageing Well International Awards”. Aberta ao público, a votação é online e ocorre até a próxima quarta-feira, dia 7 de março. A USP é a única representante brasileira na final.
Desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos (ICMC), para monitoramento a distância, o sistema ESPIM, que é a base do aplicativo, pôde ser usado com os alunos idosos que fazem cursos de informática na EACH e em São Carlos partir do empenho da professora do curso de Gerontologia, Meire Cachioni, e da professora responsável pelo sistema, Maria da Graça Pimentel. A parceria entre o ICMC e a EACH deu certo e o projeto foi submetido pela professora Meire Cachioni à FAPESP, a qual concedeu o financiamento.
“Os idosos que participam do projeto têm os aplicativos instalados em seus celulares ou tablets. Eles recebem, a qualquer momento do dia, um sinal de alerta informando que naquele momento devem fazer determinada tarefa. As tarefas são enviadas aos monitores (alunos de gerontologia) e assim podemos perceber e analisar o aprendizado que eles estão tendo nas aulas de informática”, informou a professora Meire Cachioni.
De acordo com a professora da EACH, todas as tarefas estão relacionadas com o aprendizado das aulas do curso de informática daquela semana, tanto com os idosos da EACH como os de São Carlos. “Eles adoram executar as tarefas e pedem sempre mais. Assim podemos perceber onde estão as maiores dificuldades do aprendizado efetivo e as peculiaridades de cada grupo de alunos. Dessa forma podemos melhorar sempre o processo de ensino-aprendizagem dentro das oficinas”, destacou Meire.
A princípio, o aplicativo ainda não pode ser utilizado pelo público em geral, mas atraiu a atenção do júri do SilverEco and Ageing Well International Awards, que selecionou o projeto brasileiro para disputar a final com os 50 finalistas.
Além da votação aberta ao público, os 50 finalistas serão submetidos a um júri composto por profissionais da área da Gerontologia de todo o mundo. O anúncio do projeto vencedor será realizado no dia 29 de março em Paris, França.