Auxílio Financeiro – Docentes – Verba de Processos Seletivos

Justificativa: participação de professores e pesquisadores em atividades e eventos científico-acadêmicos no exterior.

O que inclui: Diária é a verba concedida para pagamento de despesas como alimentação, estadia e deslocamento que o docente realizar em razão de viagem nacional para realizar trabalho, missão ou estudos, e atividades pertinentes a sua área de atuação.

Como funciona: A solicitação é feita pelo interessado através do Sistema Mercúrio WEB. O pagamento é efetuado na conta corrente (salário) do interessado, na noite do dia imediatamente anterior à data da viagem nacional, ou cinco dias antes da viagem internacional.

Prestação de contas obrigatória (relatório de atividades e comprovantes de participação)
O valor máximo de auxílio tem como base a tabela de Diárias.

Documentos necessários:
1. Cópia de afastamento autorizado pelo coordenador (Sistema Marte)
2. Carta convite
3. Formulário assinado pelo coordenador

Como solicitar:
1. Preencher o formulário de solicitação – clique aqui
2. Entregar o formulário na secretaria para aprovação da CCP;
3. Após aprovação da CCP, o docente deve anexar este e os demais documentos no sistema MercurioWeb (Consultar o roteiro detalhado para solicitação de diárias clicando aqui)

Justificativa: Aquisição de material utilizado em laboratório ou mobiliário para salas de estudo.

O que inclui: Aquisição de instrumentos para manipulação de substâncias em laboratório ou mobiliário destinado a estudos.

Como funciona: A USP adquire os instrumentos de fornecedores através de licitação ou compra direta. Caso haja licitação, é realizada a compra com a empresa vencedora e caso não haja, é realizada a aquisição do equipamento com o menor preço após solicitação de no mínimo 3 orçamentos, desde que a empresa atenda as exigências da USP. Não é possível solicitar reembolso para este tipo de pedido.

Prazo aproximado: 60 a 90 dias

Procedimento:

1. Preencher o formulário de solicitação – clique aqui 

Obs: No campo descrição do gasto descrever muito bem o item solicitado, detalhar todas as características técnicas necessárias. Isso é de fundamental importância para a aquisição do produto correto.Enviar por email para a secretaria do seu PPG para que seja encaminhado para aprovação da coordenação.

2. Após aprovação, o Serviço de Pós-graduação abrirá o chamado para o Setor Financeiro dar andamento.

3. O interessado é avisado por email sobre o andamento do pedido.

Justificativa: Aquisição de passagem para participação em evento, trabalho de campo.

O que inclui: Passagem aérea.

Como funciona: A USP adquire a passagem através do contrato vigente. Quando não houver contrato vigente, é adquirido pelo menor preço mediante solicitação de no mínimo 3 orçamentos. Qualquer outro tipo de despesa relacionada a viagem é por conta do solicitante. Não é permitido reembolso para esse tipo de solicitação.

Prazo: no mínimo 60 dias de antecedência à viagem

Procedimento:

1. Preencher o formulário de solicitação – clique aqui

2. Preencher o formulário de Compra de Passagem Aérea – clique aqui

3. Anexar cópia do afastamento (print retirado do Marteweb). Exceções: o afastamento não é necessário caso o interessado esteja realizando viagem para realizar qualquer atividade em outro campus da USP.

**Como solicitar afastamento: clique aqui

4. Enviar por email para a secretaria do seu PPG para que seja enviado para análise da coordenação.

5. Após autorização da coordenação, o Serviço de Pós-graduação abrirá o chamado para o Setor Financeiro dar andamento.

6. O interessado é informado por email sobre o andamento do processo, considerando desde a escolha de voo até a a emissão da passagem. A passagem será enviada ao interessado pela agência e pelo Setor de Contratos.”

Prestação de contas: enviar para o email da contabilidade-each@usp.br o cartão de embarque digitalizado em até 15 dias depois da viagem.

Justificativa: Revisão e tradução de artigos, capítulos e livros

O que inclui: Revisão e/ou tradução

Como funciona: A USP faz o pagamento direto à empresa. Caso haja licitação, é realizado o serviço com a empresa vencedora e caso não haja, é realizado o serviço com o menor preço após solicitação de no mínimo 3 orçamentos, desde que a empresa atenda todas as exigências da USP. Não há reembolso para esse tipo de solicitação.

Prazo aproximado: aproximadamente 30 a 60 dias.

Procedimento:.

  1. Preencher o formulário de solicitação de verba – clique aqui.
  2. Anexar o texto a ser traduzido/revisado.
  3. Enviar o formulário preenchido e assinado e os anexos para o email da secretaria de seu Programa.
  4. Aguardar o andamento da solicitação por email.

Justificativa: Despesas com taxa de publicação de artigos em periódicos científicos.

O que inclui: Taxa de publicação de artigos.

Como funciona: A USP faz o pagamento da taxa de publicação diretamente para o periódico, desde que a empresa atenda as exigências da USP. Não é permitido o pagamento para instituições vinculadas à USP (fundações e outros). Não há reembolso para esse tipo de solicitação.

Prazo: A solicitação deve ser enviada no mínimo 30 dias antes do vencimento da proposta ou Invoice.

Procedimento:

  1. Preencher o formulário de solicitação – clique aqui.
  2. Anexar a proposta (periódico nacional) ou INVOICE (periódico internacional) emitida pela revista – clique no item para mais informações
  3. Anexar Justificativa para solicitação do serviço – clique aqui para baixar o modelo.
  4. Enviar os documentos por email para a secretaria do seu PPG para que o coordenador autorize e finalize o preenchimento do formulário.
  5. O Serviço de Pós-Graduação é responsável pelo encaminhamento do pedido ao Setor Financeiro.
  6. O interessado é informado por email quando o chamado é aberto e quando o empenho é realizado. A publicação só poderá ser realizada após abertura do empenho.

Prestação de contas: encaminhar cópia digital (formato PDF) do artigo publicado ou de comunicação do periódico informando que o artigo será publicado para contabilidade-each@usp.br  em até 30 dias após o pagamento.