Evento híbrido e missão internacional reforçam a cooperação acadêmica entre EACH/USP e BUas, nos Países Baixos

Postado em 03 de junho de 2024

Entre 16 e 18 de abril, aconteceu o Digital Learning Festival, uma iniciativa conjunta entre a EACH e a Breda University of Applied Sciences (BUas), instituições conveniadas desde 2021. O evento tratou de temas como inovação educacional, tecnologias emergentes e práticas de ensino colaborativas, explorando as possibilidades de compartilhamento de conhecimentos, experiências e ideias. Estudantes, docentes e pesquisadores se reuniram, presencial e digitalmente, para participar de atividades presenciais e conectadas tanto em São Paulo quanto em Breda, como palestras, workshops e discussões interativas.

Na sessão de abertura, a EACH recebeu o presidente da AUCANI, Prof. Sérgio Proença, e o Conselheiro de Educação e Ciência, da embaixada do Reino dos Países Baixos em Brasília, Ernst Jan-Bakker, além do Diretor da EACH, Prof. Ricardo Uvinha. O professor Proença marcou a importância do trabalho de internacionalização que a EACH vem fazendo e lembrou da relevância histórica da colaboração acadêmica entre a USP e instituições neerlandesas.

Tendo a Habits Incubadora, da EACH, e Innovation Square, da BUas,  como “clientes” (commissioners), discentes de lazer e turismo de ambas as instituições participaram de um design sprint, que tinha por propósito tratar da seguinte questão: como tecnologias e conhecimentos (saberes) emergentes podem contribuir para universidades (mais) inteligentes? Duas equipes mistas (estudantes da EACH e da BUas) trabalharam durante dois dias, sob acompanhamento de tutores especializados presencialmente em São Paulo e em Breda, e apresentaram sugestões para uma melhor integração entre a universidade e a sociedade.

Uma parte deste grupo também estendeu sua visita para Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo, para conhecer experiências de turismo de base comunitária em construção.

 

Foto: Thiago Allis

 

Foto: Thiago Allis

Além de estudantes da EACH, Participaram do Digital Learning Festival presencialmente na EACH estudantes da UFSCar-Sorocaba e da BUas. Savio Tadimoeljo, estudante de Gestão  de Turismo Internacional na Holanda, está fazendo uma estada de curta duração na EACH para desenvolver seu “graduation project” – que corresponde ao TCC – sobre turismo social, com acompanhamento local do Prof. Thiago Allis, do curso de Lazer e Turismo. “Foi uma experiência muito boa, pois ser um estudante internacional pode ser assustador e, geralmente, vir para um novo país e não falar o idioma é um desafio, mas a hospitalidade que recebi foi maravilhosa e realmente mostrou o incrível do povo brasileiro”, comenta o estudante. Ainda sobre seu trabalho em São Paulo, ele diz: “eu participei de diversos tours pela cidade, tanto guiados, quanto independentes, para tentar entender um pouco da cultura local. Minha pesquisa é sobre como melhorar essas experiências (…) por isso, eu espero que minhas recomendações sejam úteis para as organizações e para a cidade”.

“A oportunidade de socialização de estudantes estrangeiros e brasileiros cumpre um dos propósitos da internacionalização at home, ou seja, a partir de encontros e interações na EACH, é possível ampliar repertórios e criar redes para que estudantes que estudantes se conectem globalmente – inclusive, pensando em intercâmbios no futuro próximo”, comentou o Prof. Thiago Allis, presidente da Comissão de Relações Internacionais da EACH.

Ao longo desta semana, os participantes do Digital Learning Festival também se somaram às atividades de comemoração do Dia Mundial do Lazer, que aconteceu no Auditório Vermelho, sob liderança do Prof. Ricardo Uvinha e parceria com o SESC São Paulo. Tanto EACH, quanto a BUas fazem parte de uma rede de Centros de Excelência de Estudos do Lazer (WLCE, na sigla em inglês).

Missão técnica com apoio da AUCANI a Breda

Na sequência do Digital Learning Festival, a docente Mariana Bueno de Andrade Matos, de Lazer e Turismo, esteve em missão técnica na Breda University of Applied Sciences (BUAS) nos Países Baixos. A visita teve objetivo de fomentar a vinda de estudantes de graduação estrangeiros para a EACH e é parte de projeto aprovado no Edital nº 1729/2023, com apoio da AUCANI. A EACH e outras quatro unidades da USP fazem parte de um projeto piloto para ampliar a mobilidade estudantil incoming, estimulando a atração de mais estudantes estrangeiros na USP, ou seja,

Ao longo dos dias foram realizadas diversas reuniões e conversas sobre o tema da mobilidade estudantil, alinhando detalhes com a Diretora do Global Engagement da BUas, Lucette Rovers, e com docentes e  funcionários técnico-administrativos da internacionalização para compreender os detalhes e nuances das oportunidades e desafios para os alunos da BUAS e da USP.

 

Latoya Tentoea, funcionária responsável pelos intercâmbios da BUas, Profa. Celiane Camargo-Borges e a Profa. Mariana Bueno de Andrade Matos em reunião na BUas. Foto: Mariana Bueno

Além disso, em dezembro de 2023, o técnico Leandro Freitas, que atua junto à Comissão de Relações Internacionais, fez uma estada junto à BUas. O objetivo da missão era melhor alinhar procedimentos administrativos para a mobilidade estudantil, além de promover as oportunidades para estudantes da BUas com interesse em fazerem intercâmbio na EACH.

Viajou à Holanda ainda a discente Marina ,de Lazer e Turismo, que, além de cumprir uma agenda acadêmica, desenvolveu atividades de aproximação e promoção das ofertas de formação em graduação na EACH junto a estudantes da BUas.

 

Leandro Freitas, junto de Celiane Camargo-Borges e equipe de internacionalização em missão técnica à BUas, em dezembro de 2023.

 EACH-BUas: longa cooperação

A relação entre as universidades está formalizada por meio de convênio de cooperação internacional, coordenado pelos profs. Mariana Bueno e Thiago Allis, e vigente desde 2021. Do lado da BUAS o convênio é coordenado pela Profa. Celiane Camargo-Borges, da Academia de Turismo e Lazer.

A relação entre as universidades, no entanto, é mais antiga do que o convênio, já que os docentes citados possuem parcerias desde 2017 em atividades de pesquisa e ensino, como: visita de estudantes holandeses para “field trips” em São Paulo (2018 e 2019) e missões e visitas de docentes da EACH à BUas (Thiago Allis e Ricardo Uvinha, em 2018). A Profa. Mariana mantém proximidade com a BUas desde 2017, quando esteve na Holanda como pesquisadora visitante durante seu período de doutoramento na Universidade Federal de Pernambuco, que à época possuía projeto de parceria com a instituição estrangeira.