A Comissão de Graduação é órgão integrante da Administração Geral da Escola de Artes Ciências e Humanidades e é também vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da USP.
É composta pela Presidência e Vice-Presidência, pelos Coordenadores e Suplentes de Coordenação de cada CoC (Comissões Coordenadoras de Cursos e Ciclo Básico) e por sua Representação Discente.
Conforme Regimento da EACH, tem como principal função: “(…) traçar diretrizes e zelar pela execução dos programas determinados pelos projetos políticos pedagógicos dos cursos e do Ciclo Básico, obedecidas as orientações gerais estabelecidas pelos colegiados superiores;”.
Informações aos Calouros 2025 – EACH 20 anos
Sejam bem vindos, Calouros!
📌 Já pegou caneca, caderno e passaporte?
Cada Calouro deve receber 1 caneca e 1 caderno (da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento – PRIP) e pode ter seu Passaporte carimbado pelas Comissões.
A distribuição ocorre no Serviço de Graduação (mediante assinatura em lista de protocolo) no horário normal de atendimento presencial do setor (9h às 13h e 16h às 20h).
O evento Semana de Recepção aos Calouros 2025 finalizou-se em 28 de fevereiro (links abaixo). Esperamos que tenham participado e curtido! Mas ainda temos aqui muitas informações para você em forma de manuais (Manual Calouro EACH e Manual Calouro Geral USP).
Resumo do andamento da seleção do Edital PEEG (1º semestre de 2025):
Na edição PEEG deste1º semestre de 2025, houve 76 projetos inscritos, dos quais 73 foram homologados e continuaram participando das etapas seguintes de seleção.
Destes 73 homologados, 8 não tiveram inscritos, portanto, 65 projetos com inscritos passaram para a etapa seguinte, disputando entre si as 40 bolsas existentes.
A praxe da CG é atender ao máximo possível de projetos (vide parâmetros aqui). Portanto 40 projetos foram contemplados com 1 bolsista cada e 25 projetos não foram contemplados.
📌 Aos alunos contemplados pede-se que façam o aceite no Sistema Júpiter, preferencialmente a partir do dia 11 de março.
Viagens Didáticas
Comunicado de 10.06.2024
Conforme solicitado durante Reunião da CG de 24.05.2024 (Sessão 177), foi elaborado o resumo: Viagens Didáticas – conceitos e modalidades
Definição
Viagens didáticas são atividades curriculares da graduação, de natureza eminentemente prática, desenvolvidas para além da sala de aula, do laboratório e do próprio Campus Universitário. São atividades coordenadas e acompanhadas por docente(s) responsável(is) pela disciplina, na qual a viagem didática encontra-se vinculada, segundo a sua ementa. São recursos pedagógicos pontuais, porém com elevado potencial de marcar profundamente a aprendizagem dos estudantes no que se refere aos conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à sua futura área de atuação profissional. As viagens didáticas, estruturante ou não-estruturante, devem fazer parte da ementa da disciplina, contabilizando créditos-aula ou crédito-trabalho, conforme os critérios estabelecidos pela Unidade, respeitando as normas da Universidade. A VD pode estar relacionada a uma disciplina ou a um conjunto de disciplinas. Cabe ao Projeto Pedagógico (PP) do curso definir se o conteúdo da viagem didática é necessário (estruturante) para uma disciplina, ou a um conjunto de disciplinas.
As viagens didáticas fazem parte dos PP dos cursos de graduação de duas maneiras: Estruturante, ou seja, em que os processos de ensino-aprendizagem e de avaliação da disciplina dependem da realização da viagem didática, além de estarem inseridas no projeto pedagógico do curso, bem como as suas normas legais (por exemplo, Diretrizes Curriculares Nacionais). Dada a sua importância e regularidade de realização, a viagem deve estar nos conteúdos programáticos das disciplinas, e ser parte da avaliação da disciplina. Complementar, ou seja, viagens que complementam e contextualizam o processo de ensino-aprendizagem da disciplina e do Projeto Pedagógico do Curso e são oferecidas sazonalmente.
A atividade da viagem didática pode ser em duas modalidades: Aula de campo: atividade de ensino e aprendizagem realizada além da sala de aula e laboratório, podendo incluir atividades como observação, descrição, estudo, e interpretação do meio físico, biótico e social, coleta de amostras e registros, procedimentos metodológicos para obtenção de dados de campo. Visita técnica: à empresas, instalações industriais e agropecuárias, minerações, laboratórios e instituições diversas, que incorporem a coleta de informações, observações, reflexões, críticas relacionadas aos objetivos pedagógicos da disciplina.