Alunos de GPP apresentam plano de ação climática para a Prefeitura de São Vicente

Postado em 21 de julho de 2023

Os estudantes da disciplina Seminário de Gestão Pública I – Elaboração de Plano de Ação Climática para o Município de São Vicente apresentaram, no último dia 14, propostas e medidas que colaboram com a sustentabilidade em São Vicente e ainda combatem os efeitos das mudanças climáticas no município.

A apresentação foi realizada para o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (ex-aluno de Gestão de Políticas Públicas da EACH), e secretários municipais, no auditório da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). A visita dos estudantes integra o projeto final da disciplina do curso de Gestão de Políticas Públicas, que trata da reflexão sobre mudanças climáticas e a elaboração de planos de sustentabilidade. A disciplina é ministrada pela professora Sylmara Gonçalves Dias e conta com os monitores Gabriel Araújo e Letícia Rodrigues.

Durante a reunião, os alunos puderam compartilhar as dificuldades relacionadas aos problemas climáticos e ambientais em São Vicente, apresentando soluções para enfrentamento. Entre as principais dificuldades mencionadas pelos alunos, destacam-se o histórico de precipitação que tende a se agravar com o tempo, assim como ondas de calor e colapso dos sistemas de drenagem.

Essas questões climáticas apresentam ameaças para São Vicente. Diante deste cenário, os alunos propuseram a elaboração de um plano abrangente para a construção de estratégias de enfrentamento e resposta às mudanças climáticas, que tendem a causar um aumento na frequência e intensidade de eventos extremos.

Foto: Tadeu Filho

Para o prefeito Kayo Amado, este é um debate necessário. “Temos que nos atentar para o cenário atual da natureza. É muito legal e prazeroso ver a apresentação de vocês. Fico satisfeito em saber que há um possível financiamento do Estado para as causas climáticas. O plano teve um bom avanço e vamos em busca de mais”.

A apresentação dos alunos de GPP também foi elogiada pela secretária de Planejamento de São Vicente, Talita Correa (também egressa de GPP): “Trabalho muito bem estruturado e amarrado! Sabemos o trabalhão e os desafios que existem para se alcançar algo com a qualidade que vocês apresentaram. Parabéns! Trouxeram uma nova visão sobre o tema e reoxigenaram nossas ideias e entusiasmo!”

Após a apresentação e manifestação do prefeito, foi realizada uma roda de conversa com os secretários municipais, para avaliar a viabilidade das medidas propostas pelos alunos. De acordo com a professora Sylmara Dias, “a troca com as secretarias foi muito enriquecedora para o avanço da pesquisa e do processo como um todo. A partir de agora, vamos aprofundar e colocar o plano em ação”.

Ficou interessado(a) na disciplina? Conheça mais detalhes dela!

Mais informações:

E-mail da professora Sylmara Gonçalves Dias: sgdias@usp.br

*Com informações da Prefeitura de São Vicente e da professora Sylmara Gonçalves Dias.