Lab.Gov lança guia para elaboração de concursos públicos e aprofunda trabalho de extensão junto a governos locais

Postado em 29 de abril de 2025

 O Laboratório de Gestão Governamental (Lab.Gov) da EACH-USP vem, ao longo da sua trajetória, abrindo caminhos e estreitando os laços da universidade com a sociedade, por meio das suas iniciativas no campo da extensão em consonância com a aplicação dos resultados de suas pesquisas.
Atuando dentro do Campo de Públicas como um espaço de experimentação e inovação ligado diretamente ao bacharelado e ao Programa de  Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (GPP) da EACH-USP, o Lab.Gov, coordenado pelo professor Fernando S. Coelho, entrou em 2025 consolidando parcerias estratégicas com dois municípios do Estado de São Paulo liderados por prefeitos formados no curso de graduação em GPP: Pompéia e São Vicente.

No último dia dia 15 de abril, um marco significativo deste esforço extensionista foi alcançado, com o lançamento oficial da publicação “Repensando os Concursos Públicos: do planejamento da força de trabalho à incorporação dos novos funcionários públicos”, em solenidade realizada no município de Pompéia, localizado no Centro-Oeste paulista e distante 473 km da capital. O lançamento se inseriu na agenda de comemoração dos 100 dias de governo da nova gestão municipal, capitaneada pelo prefeito egresso de GPP recém-eleito, Diogo Ceschim, e que contou com a audiência de centenas de pessoas, entre munícipes e representantes da classe política regional. A publicação do Lab.Gov pode ser acessada aqui.

O guia, de autoria dos recém-formados em GPP Beatriz Celestino e Wilson Rocha, é oriundo do trabalho de TCC conjunto dos dois, sendo orientado pelo professor Fernando Coelho, também co-autor do produto. Para Beatriz, ver o trabalho evoluir de um projeto de TCC para uma publicação de valor prático é gratificante: “Para mim, este guia é uma contribuição para a sociedade que transcende áreas de conhecimento, faz parte do juramento que tive a felicidade de fazer, representando a minha turma na formatura. Acredito que podemos auxiliar muito os pequenos e médios municípios a pensarem os seus concursos de forma mais estratégica, o que é um ganho para toda a sociedade”.

Além do lançamento do guia, a presença da equipe do Lab.Gov em Pompéia foi uma oportunidade para dialogar com a cúpula da gestão municipal, que conta com outros
egressos de GPP no seu quadro, oportunidades de colaboração institucional. Na visão do professor Fernando Coelho, tal espaço para atuar ” (…) abre diversas possibilidades de relacionar ensino, pesquisa e extensão em GPP, aproveitando-se da nossa ampla rede de egressos que faz a diferença no setor público.”

Já em São Vicente, lócus extensionistas do Lab.Gov desde 2022 (e um dos primeiros municípios do Brasil, com longa história e porte respeitável no litoral paulista, com seus aproximados 338 mil habitantes), um egresso gppista está escrevendo um capítulo importante na cidade, já em segundo mandato. Kayo Amado foi reeleito com 87,6 % dos votos válidos, indicando grande reconhecimento popular pelo seu trabalho à frente da gestão municipal. Um pouco desse êxito conta com a contribuição de egressos gppistas nos quadros de algumas secretarias, e tem sido fruto de estudo e atuação  do Lab.Gov.

Entre colaboração na realização de cursos e oficinas formativas para servidores públicos locais, como o ministrado no dia 31 de março deste ano, o Lab.Gov tem colaborado também em ações com cunho inovador, com destaque para o Prêmio Inova São Vicente; com três edições realizadas, essa iniciativa tem reconhecido e apoiado ideias e projetos gestados por seus servidores em diversos eixos da administração do município. E o referido prêmio conta com apoio do Lab.Gov e auxílio na curadoria desde o início.