Professora da EACH coordena atividade sobre a redução do uso do plástico para Agentes de Promoção Ambiental

Postado em 03 de junho de 2022

No último dia 30 de maio aconteceu no auditório Vermelho da EACH o 14º Encontro Técnico PAVS Leste. Este encontro faz parte da Educação Permanente dos Agentes de Promoção Ambiental (APAS). Este evento foi organizado pela Regional Leste do Programa de Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) composta pelos territórios da Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus, São Miguel, sob coordenação de Valéria Nakamura em parceria com o  Núcleo de Pesquisa em Organizações Sociedade e Sustentabilidade (NOSS / EACH), liderado pela professora Sylmara Gonçalves Dias. Estiveram presentes mais de 80 Agentes de Promoção Ambiental e seus respectivos gestores e gestoras locais.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo incorporou, em 2008, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) na Estratégia Saúde da Família (ESF), na Coordenação da Atenção Básica, com o intuito de estimular novas práticas no campo da Promoção da Saúde no nível local, e fortalecer a capilaridade das ações dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS nos seus territórios. O Programa tem como objetivo fortalecer a gestão intersetorial em questões ambientais com impacto sobre a saúde da população, envolvendo a promoção de atitudes voltadas à preservação, conservação e recuperação ambiental e à promoção e proteção da saúde da população. Desde 2021, o PAVS tem  trabalhado com foco em Resíduos e Arborização.

As iniciativas para a redução do uso do plástico vieram à tona após a Prefeitura do Município de São Paulo assinar o Compromisso Global da Nova Economia do Plástico. Neste contexto, o PAVS tem  a missão de monitorar as ações relacionadas à diminuição do uso dos copos descartáveis nos equipamentos e nas sedes administrativas da saúde. Para cumprimento deste propósito lançou o projeto PAVS: MAIS SAÚDE, MENOS PLÁSTICO cujo principal objetivo é contribuir para a formação de territórios saudáveis e sustentáveis por meio da adoção de estratégias de economia circular, em consonância com o Compromisso Global para a Nova Economia do Plástico.

Conforme avaliação da gerente regional Leste, Valéria Nakamura, além de ter sido um momento de retomada das atividades presenciais, foi um momento de integração e confraternização, uma vez que a equipe teve aumento de quase 100% de profissionais podendo assim expandir a cobertura do PAVS por todo território da região leste, por meio de ações educativas em saúde ambiental.

“Este Encontro foi abrilhantado com o apoio que a professora Sylmara nos ofereceu compartilhando todo o conhecimento sobre os problemas que o plástico provoca e despertando em cada um de nós as reflexões acerca deste material tão útil e necessário, mas nocivo a nossa saúde”, ressaltou Valéria.  “Agradecemos imensamente a equipe de eventos da USP Leste pelo espaço e principalmente à professora Sylmara e suas alunas doutorandas Isabella Vallin, Isabela Ribeiro e Leticia Stevanato por todas as articulações junto a instituição proporcionando um dia bastante produtivo. Assim, seguimos juntos para um território mais saudável e sustentável.”