A disciplina da EACH/USP A Cidade Constitucional recebeu “menção honrosa” pela Câmara Municipal de São Paulo

Postado em 15 de junho de 2023

A disciplina da EACH/USP “A Cidade Constitucional”,  do curso de Gestão de Políticas Públicas, recebeu recentemente menção honrosa pela Câmara Municipal de São Paulo.

De acordo com o texto, a menção solicita “inserção em ata do VOTO DE JÚBILO E CONGRATULAÇÕES pelo ensino da matéria A CIDADE CONSTITUCIONAL moldada nas bases do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste), tendo em vista a inegável contribuição da matéria. É uma iniciativa influenciada pelas metodologias ativas no ensino superior; uma proposta didático pedagógica que visa o preparo para o exercício da cidadania, um dos objetivos do art. 205 da Constituição Federal quando estabelece os objetivos do ensino formal brasileiro. Tem como foco o conteúdo cognitivo (Lei Orgânica, Regimento Interno), mas principalmente, os atitudinais, e isto se aprende com quem faz nas instituições”.

A Cidade Constitucional, como explica Marcelo Arno Nerling, gestor do projeto e professor da disciplina, “inova no ensino com extensão ao superar as paredes da sala de aula e os muros da Universidade. É a universidade necessária”.

O voto reitera que o trabalho realizado nesta iniciativa tem valor científico positivo, e é um instrumento de cidadania apropriado para uma cidade inteligente como a nossa Capital, com quase meio milhão de alunos matriculados no ensino superior.

O texto afirma que “o trabalho colaborativo, entre a Universidade necessária e o Legislativo Municipal, aponta um caminho que prepara para o exercício da cidadania e pode fortalecer a modernização do legislativo, o processo legislativo inteligente apropriado para uma cidade de pessoas inteligentes”.

A moção foi proposta pelo Vereador Isac Felix, Presidente da Subcomissão da Juventude, da Comissão de Finanças e Orçamento e obteve o apoio de diversos vereadores.