Calouros de Lazer e Turismo são recebidos com oficina gastronômica na EACH

Postado em 28 de fevereiro de 2019

No último dia 21 de fevereiro, durante a Semana de Recepção aos Calouros da EACH, os alunos que acabaram de ingressar no curso de Lazer e Turismo foram convidados a participar de uma oficina gastronômica.

A atividade aconteceu no Laboratório de Gastronomia da EACH, integrando o projeto de cultura extensão “Mobilidades e diásporas contemporâneas: Reflexões e Práticas de Reintegração Social de Refugiados em São Paulo”, coordenado pelo professor Thiago Allis.

A oficina foi uma iniciativa conjunta entre o projeto, o DALAZ (Diretório Acadêmico de Lazer e Turismo), a Empresa Júnior de Lazer e Turismo (LZT Jr.) e o curso de Lazer e Turismo, com apoio da coordenação.

A oficina foi conduzida pelo sírio Ali Jeratli e teve como cardápio três pratos bem conhecidos da culinária árabe: Tabule, Araies e Fattah. Todos os pratos foram apresentados no seu contexto e puderam ser confeccionados colaborativamente por 27 estudantes ingressantes de Lazer e Turismo, dos períodos vespertino e noturno.

Ali, formado em Turismo e História, apesar de ter apenas 30 anos de idade, já acumula uma grande experiência em turismo e hotelaria: ele estudou e trabalhou nessas áreas na Síria, sua terra natal, e em vários países do mundo.

Muito comunicativo e bem humorado, ele desafiou os estudantes: “o que vocês sabem sobre a Síria?”. Como guerra e fome costumam ser respostas muito comuns, o chef visitante acredita na gastronomia como caminho para desconstruir estereótipos sobre seu país e promover a rica cultura síria. Ele brinca: “vamos fazer um tabule sírio, de verdade, que leva só um pouquinho de trigo, diferente do tabule do Brasil”.

O projeto acontece desde 2016, com apoio do Programa Unificado de Bolsas, e já teve 12 bolsistas de diferentes cursos da EACH. Uma oficina semelhante já foi realizada em 2018, com convidadas da Costa do Marfim: na ocasião, foram confeccionados pratos típicos do país africano, tendo como participantes estudantes da disciplina Estudos Diversificados I, que abordou questões de hospitalidade, migração e turismo sob a supervisão do professor Thiago Allis.

De acordo com o professor Thiago, “a oficina ilustra como hospitalidade e hostilidade são temas que se encontram de forma muito mais recorrente do que se pensa. Apesar de as imigrações estarem na essência de São Paulo e do Brasil, nem sempre este assunto tem a devida atenção nos cursos universitários, na agenda de políticas públicas ou mesmo no dia a dia dos cidadãos. Por isso, trazer estas questões para a universidade, como uma atividade de extensão universitária, é uma ação que responde a demandas sociais de uma das principais instituições de ensino e pesquisa do país.”

O foco desse projeto de cultura e extensão – também chamado de “Turismo e Refúgio” – é a realização de atividades de lazer e cultura com refugiados atendidos por organizações parceiras – como Abraço Cultural e Compassiva. O mais recente passeio foi feito em parceria com o Giro Cultural, outro projeto de extensão da USP, que apresenta locais de interesse cultural e de lazer de São Paulo gratuitamente, com acompanhamento de guias e monitores.

Também são organizados tours pela cidade em que os condutores são as pessoas em situação de refúgio e os moradores da cidade colocam-se na condição de turistas, para conhecer e vivenciar uma São Paulo pela visão dos imigrantes.

A equipe de bolsistas participa ativamente no planejamento, divulgação e realização dos roteiros. Já foram feitas saídas no Brás, no Glicério e na Faria Lima.

Para acompanhar e participar das atividades do projeto – que se estende, nesta edição, até agosto de 2019 – consulte o perfil no Facebook “Turismo e Refúgio” ou converse com um dos bolsistas do projeto (Barbara Cardoso, Eliane Nunes, Jeyfison Marcineiro e Sara de Oliveira).