Curso de Difusão de Compras Públicas da EACH alcança alunos de todo o Brasil

Postado em 15 de setembro de 2023

Nesta semana o curso de difusão ofertado pela EACH, intitulado Refletindo sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos, completou a quinta de suas 10 aulas. Iniciada no dia 16 de agosto e com aulas semanais – toda quarta-feira das 19h00 às 21h00 –, essa oportunidade de extensão da unidade, gratuita, está atendendo 50 alunos de vários estados do país; são gestores(as) públicos, colaboradores(as) de empresas privadas e estudantes de ensino superior.

Segundo o Prof. Fernando de S. Coelho, coordenador acadêmico do curso, “a iniciativa é per se um sucesso de público, pois teve 501 inscrições de pessoas de todas as regiões administrativas brasileiras, das quais, por sorteio realizado pela CCEX, foram selecionados os 50 alunos que estão matriculados. Ademais, diante das aulas realizadas em agosto e setembro, podemos afirmar que o curso é, igualmente, um sucesso de crítica, tanto pelo conteúdo das aulas, quanto pela abordagem de ensino-aprendizagem”.

Com um programa composto por 20 horas-aula, dividido em 10 aulas que terminam no dia 18 de outubro, o curso é ministrado de forma online e sincrônica por docentes e funcionários técnico-administrativos da EACH-USP, além de alguns convidados externos. O coordenador executivo do curso – e pregoeiro da unidade – Rafael Biscaro, destaca essa coprodução de professores de gestão de políticas públicas (Fernando S. Coelho e Wagner Iglecias) e funcionários de finanças, contabilidade e compras (Bruno de Oliveira Silva, Caroline Giansante, Marisa Cantadore, Paulo Ciotti Frias e Rafael Biscaro) como “(…) uma inovação na extensão universitária, pois integra os conhecimentos acadêmicos com a instrução profissional na capacitação de agentes de contratação.”

Os coordenadores do curso aproveitam o ensejo para agradecerem à confiança da CCEX que autorizou esse modelo de extensão no qual o protagonismo é de técnicos da universidade. Para informações adicionais sobre esta ação que compõe um rol de atividades da nossa unidade na área de Compras Públicas, leia o artigo publicado, recentemente, no Jornal da USP.

*Com informações de Fernando Coelho e Rafael Biscaro.