EACH sedia 1º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira

Postado em 15 de setembro de 2015

Aconteceu entre os dias 5 e 7 de setembro de 2015 o 1º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira. Sediado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, o evento foi realizado pela União dos Escoteiros do Brasil, a primeira associação escoteira do mundo a realizar um congresso sobre Educação. O tema foi: “Escotismo – Educação para a vida”.

A diretora da EACH, Maria Cristina Motta de Toledo, participou da abertura do evento e comentou sobre a sua admiração ao trabalho dos escoteiros. A EACH foi agraciada com uma “Medalha de Gratidão Ouro” da União dos Escoteiros do Brasil. O presente foi entregue nas mãos da diretora.

Presidente da Comissão Científica do Congresso, a professora Rosely Aparecida Liguori Imbernon também participou da mesa de abertura do evento. Ela foi a responsável por trazer este importante encontro internacional para a EACH.

Cerca de 200 escoteiros de pelos menos 10 estados brasileiros, além de Portugal, México, Argentina, Uruguai e Paraguai participaram do evento, que abordou temas como o papel do Escotismo e sua função na educação formal, a interdisciplinaridade na escola e a educação não formal. Foram realizados seminários, expostos trabalhos e compartilhadas experiências e estudos.

O boletim de resumos dos trabalhos apresentados no 1˚Congresso Brasileiro de Educação Escoteira pode ser conferido aqui.