Aluno de GPP é um 32 jovens da América Latina selecionados para programa da Fundação Botín

Postado em 16 de agosto de 2023

O aluno do curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas (GPP) da EACH, e bolsista do Laboratório de Gestão Governamental (LabGov) da USP, Flávio Henrique Silva Maria, foi selecionado para participar da XIV edição do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina. Promovido pela Fundação Botín, o programa tem como objetivo proporcionar aos participantes conhecimentos e vivências com o fim maior de fomentar nesses jovens o comprometimento com o desenvolvimento social e econômico de seus respectivos países, contribuindo assim, para o aperfeiçoamento das instituições públicas da região.

Em 2023 o programa contou com quase 11,3 mil inscritos de países latino-americanos. Além de Flávio, outros três brasileiros — da Fundação João Pinheiro, FGV Rio e UFCG — também foram selecionados para a versão presencial. Eles integração o grupo de 32 jovens da América Latina que, a partir do dia 16 de outubro, terão atividades em Bogotá (na Universidade de Los Andes), Espanha (Madri, Santander, Caminho de Santiago e Salamanca) e no Rio de Janeiro (na Fundação Getúlio Vargas), onde se encerrará o programa na primeira semana de dezembro.

Durante esse período, os jovens terão a oportunidade de terem cursos e outras oportunidades de desenvolvimento de habilidades fundamentais ao serviço público e a própria carreira do discente, como Liderança, Ética Pública, Tendências Globais e Sustentabilidade, além de Políticas Públicas. Tudo isso, pela proposta do programa e de perfil de seus participantes, em um ambiente interdisciplinar e internacional.

No segundo semestre do ano passado Flávio realizou um intercâmbio de semestre acadêmico pela USP para a Universidad del Quindío, na Colômbia. Tal experiência foi importante para o discente frente a esta nova oportunidade, pois permitiu ao mesmo maior clareza de objetivos profissionais e acadêmicos, além de um contato com o espanhol e a cultura latino-americana, aspectos que foram essenciais nas fases do processo de seleção. Nas etapas de seleção, entre outros aspectos, foi avaliado o comprometimento do candidato em contribuir com questões de interesse público em seu país.

Para mais informações sobre o programa, ofertado anualmente pela Fundação Botín, acesse aqui.