Professoras da EACH recebem a premiação: Estadão 2021 – Vozes da Mobilidade

Postado em 25 de maio de 2021

A publicação “Andar a pé eu vou: caminhos para a defesa da causa no Brasil”, desenvolvida no âmbito do projeto Como Anda, recebeu a premiação Estadão 2021 – Vozes da Mobilidade. O trabalho contou com participação da pós-doutoranda e docente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da EACH/USP (PPgSUS), professora Silvia Stuchi, e também da professora Sonia Paulino, do curso de Gestão Ambiental da EACH, contribuindo com a inserção da perspectiva da inovação social, atrelada aos serviços públicos.

Esta foi uma iniciativa inédita do Grupo Estadão para prestigiar pessoas e projetos que se destacaram nos quesitos Diversidade, Inclusão e Mobilidade. Os premiados no 1º Prêmio Vozes da Mobilidade foram anunciados no último dia do Summit Mobilidade 2021, evento que ocorreu entre 17 e 21 de maio. Os vencedores foram selecionados por uma banca especializada formada por Embaixadores da Mobilidade, acadêmicos, jornalistas e especialistas do mercado.

Confira um breve relato das professoras premiadas:

Inovação social tem sido usada como um denominador para os diferentes tipos de ações coletivas e transformações sociais que nos levariam de uma economia e sociedade “top down” para uma sociedade mais participativa e “bottom up” (Moulaert et al, 2013; Ardill e Oliveira, 2018). Uma definição sucinta da inovação social aponta inovações balizadas por seus objetivos (sociais) para melhorar o bem-estar de indivíduos ou comunidades (Moulaert et al. 2007, Moulaert; MacMallum 2019, Djellal and Gallouj 2012). Sua ocorrência requer protagonismo de organizações do terceiro setor, grupos ou movimentos sociais que asseguram que a sociedade seja a beneficiária a se apropriar dos resultados da inovação (Desmarchelier et al., 2020a, 2020b). Estas incluem transformações urbanas regionais e locais (Windrum et al., 2016).

As experiências apresentadas na publicação podem ser vistas como oportunidades de inovação social atrelada a serviços públicos, voltados à mobilidade a pé, prestados para a sociedade e focalizando a ocupação do disputado espaço viário urbano pelo pedestre.

As oportunidades de inovação social consideradas nos casos Paulista Aberta, Áreas 40 e Rua Completa são mostradas na requalificação e disponibilização para a sociedade, em dias e horários predeterminados, de espaços urbanos anteriormente densamente ocupados por veículos motorizados, para uso por pedestres e ciclistas.

Já as iniciativas Calçadas do Brasil e Calçada Cilada, mesmo não atingindo ao menos o estágio de introdução pontual ou temporária de serviços públicos modificados para atendimento ao pedestre, exemplificam nitidamente alguns aspectos fundamentais para a configuração de oportunidades de inovação social em serviços públicos: protagonismo de organizações do terceiro setor, evidenciação dos interesses do cidadão e interação com o setor público.

A abordagem focada na ligação entre inovação em serviços e inovação social permite entender processos e resultados da inovação. O enfoque nos processos de inovação enfatiza as formas de participação dos agentes da inovação em serviços para mobilidade ativa.