Programa de pós-graduação em Turismo tem a sua primeira defesa de dissertação

Postado em 31 de março de 2016

Aconteceu na manhã da última quarta-feira a defesa da primeira dissertação de Mestrado do programa de pós-graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

A alun
a Mariana Rubio foi protagonista deste momento histórico para o programa de pós-graduação em Turismo. Com o título “Business Intelligence em redes hoteleiras no Brasil”, o trabalho de Mariana  abordou a questão das tecnologias e os sistemas de informação empregados nas diferentes áreas da hotelaria, utilizados para facilitar as análises dos principais indicadores de desempenho do setor.

O trabalho de Mariana teve como objetivo analisar a gestão da inteligência de negócios ou Business Intelligence (BI) das redes de hotéis que atuam no Brasil. Como resultados principais, foram identificadas três soluções utilizadas para a gestão da informação de BI pelas redes: emprego de softwares de BI, terceirização por meio de serviços de consultoria e tratamento manual dos dados dos sistemas dos hotéis. Além de avaliadas as implicações da gestão de BI nas cadeias hoteleiras, concluiu-se que a implantação de gestão de BI apresenta mais benefícios do que custos às redes analisadas, sobretudo ao propiciar uma tomada de decisão mais assertiva.

O trabalho foi orientado pela professora Cynthia Correa, do curso de Lazer e Turismo da EACH/USP.