EACH – Estação de Autochecagem do Turnitin

O Turnitin é uma ferramenta que auxilia na integridade em pesquisa, facilitando a detecção de similaridades e contribuindo na prevenção de plágio. É oferecido pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo – ABCD.

Como conseguir a senha do Turnitin:

• Professores da pós-graduação da EACH devem enviar e-mail solicitando diretamente a senha para:  integridade.academica@abcd.usp.br. Após realizarem o cadastro, os mesmos conseguem matricular seus próprios alunos e analisar os textos referentes às dissertações e/ou teses.
  • Professores de graduação, funcionário e/ou alunos da graduação da EACH: devem fazer inscrições diretamente na Estação de Autochecagem Turnitin. Após as inscrições, os mesmos devem aguardar o envio da senha, que será feito a priori às sextas-feiras.
  • Estudantes de pós-graduação da EACH: é recomendado que cada estudante solicite a matrícula (senha de acesso) ao seu orientador. Caso não seja possível, os mesmo podem também fazer a inscrição diretamente na Estação de Autochecagem Turnitin.

Diferenças entre as senhas de professores da pós-graduação e senhas da Estação de Autochecagem  Turnitin:

Usuários inscritos pela estação de autochecagem poderão gerar até no máximo 3 relatórios por dia. Os usuários também podem imprimir um recibo e baixar um relatório de similaridade em formato PDF. A Estação de Autochecagem Turnitin está customizada para não registrar os trabalhos em caráter definitivo.

Professores de pós-graduação têm recursos adicionais comparados à Estação de Autochecagem Turnitin, possibilitando o uso da plataforma na sua integralidade. Estes poderão incluir seus próprios alunos e ter acesso direto aos seus trabalhos. A ferramenta oferece, além do relatório de similaridades, outros recursos de leituras e notas que facilitam a orientação.

Opções de customização do sistema para professor da pós-graduação

Ao criar uma aula e um trabalho, é necessário customizar o sistema com as opções:

• Gerar relatórios de similaridades para envios? Sim
  • Gerar relatórios de similaridades para envios dos alunos – Imediatamente (pode substituir até a data de entrega)
  • Permitir que os alunos visualizem relatórios de similaridades? Sim
  • Enviar documentos para: Sem depósito (Atenção! A opção “com depósito” faz o registro definitivo do texto, logo, em uma checagem futura do mesmo material, a similaridade será de 100%)
  • Para informações detalhadas sobre o uso do Turnitin, acesse o tutorial: http://www.prpg.usp.br/attachments/article/3565/turnitin2017_tutorial_final20170214.pdf

Para treinamentos relativos ao uso e customização da plataforma, agende um horário pelo e-mail: biblioteca-each@usp.br

Outros Links e informações importantes:

Entenda facilmente como funciona o Turnitin, assistindo três vídeos especialmente preparados pela equipe da Biblioteca do Conjunto das Químicas:

Agradecimentos:

Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas