Resolução de Problemas I

Diretrizes da disciplina Resolução de Problemas I (RPI) 2024

 

Sobre os princípios básicos:

Embora haja diferentes formas de planejar, estruturar e acompanhar a disciplina, entendemos que existem alguns princípios básicos que devem ser preservados:

  1. Trata-se de uma disciplina que tem como objetivo proporcionar à/ao estudante a capacidade de desenvolver novas formas de aprendizado pautadas pelo desenvolvimento da autonomia, do trabalho coletivo, do respeito à diversidade e da interdisciplinaridade, através da utilização dos métodos de problematização e/ou o aprendizado baseado em problemas. Dito de outra forma, a RPI permite que a/o estudante possa experimentar uma nova forma de “aprender a aprender”.
  2. A disciplina permite oferecer uma oportunidade de iniciação à prática de pesquisas científicas, sob uma perspectiva interdisciplinar.
  3. Neste processo, a/o estudante tem papel ativo na definição dos temas, dos procedimentos, na elaboração de hipóteses e na produção de resultados que lhes permitam responder, ainda que parcialmente, às questões elaboradas coletivamente.
  4. O trabalho se dá em grupos menores e de forma coletiva com o resto da turma. Por esta razão, a disciplina se organiza prevendo uma apresentação parcial dos resultados obtidos ao final de um bimestre e de uma apresentação final ao final do semestre, bem como um relatório parcial em grupo e um relatório final.

 

Tema Geral dos trabalhos

O Tema Geral dos trabalhos se refere aquele assunto amplo o suficiente para dar cobertura a todos os problemas tratados na turma ou nos grupos, conforme decisão da turma. Os temas sugeridos pela CoC CB foram:

 

Nos primeiros encontros, a classe tem inteira liberdade para escolher seu(s) tema(s) a partir desta lista.

  • Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU[1];
  • Censo 2023: Brasil e suas características;
  • Conflitos armados intranacionais e internacionais;
  • Inteligência artificial, educação e sociedade.

[1] http://unesdoc.unesco.org/images/0025/002521/252197POR.pdf

Nos primeiros encontros, a classe tem inteira liberdade para escolher seu(s) tema(s) a partir desta lista.

 

Número de grupos/docente

  • Cada docente deverá tutorar ⅓ ou ¼ da turma, conforme o número de tutoras/es, dividido em 2 ou 3 grupos, cada um com 4 a 8 estudantes.
  • A divisão dos grupos será definida pelas/os docentes da turma, que deverão incentivar que haja integrantes de todos os cursos no mesmo grupo.
  • As/os estudantes ingressantes em chamadas posteriores, poderão se integrar aos grupos já formados ou formar novos grupos, a critério das/os docentes.

 

Cronograma e apresentações

A disciplina RP1 deverá acontecer obrigatoriamente até o final do período letivo, sendo que três desses encontros, no mínimo, serão com toda a turma. Entende-se por encontro o conjunto de atividades programadas com 4h de duração, que incluem planejamento, visitas à biblioteca, conversas, debates, saídas de campo, análises de dados, avaliações, apresentações, etc., que deverão contar com a supervisão da/o tutora/tutor.

As apresentações, além de enriquecer o trabalho das/os estudantes e tutoras/es, têm duas finalidades: desenvolvimento de habilidades de comunicação, socialização do trabalho e avaliação das/os tutoras/es. Portanto, todos os grupos deverão apresentar seus respectivos trabalhos e a presença das/os tutoras/es e de todas/os integrantes dos grupos é obrigatória em ambas as apresentações. Toda ausência deverá ser devidamente justificada.

 

Formas de Avaliação

A avaliação da disciplina tem um caráter essencialmente processual, donde o percurso tem tanta importância quanto os produtos elaborados pelos grupos ao final de cada etapa. Os componentes desta avaliação e sua justificativa pedagógica são os seguintes:

  • Avaliação individual da/o tutora/or: como responsável pedagógico pela turma, tem uma visão geral do coletivo e específica de cada estudante.
  • Avaliação do grupo a cada estudante: cada integrante do grupo avalia cada um dos seus colegas. A visão do outro em relação ao trabalho desenvolve a capacidade de aprender a fazer e aceitar as críticas ao trabalho próprio.
  • Autoavaliação: é uma ferramenta muito importante para assumir responsabilidade pelas ações e compromissos de mudança.
  • Avaliação do relatório e da apresentação: representam os produtos do trabalho, que deverão explorar a dedicação ao trabalho, a explanação dos métodos, resultados e interpretações sobre os problemas estudados.

A Nota Final (NF) de cada estudante corresponde à somatória da Nota da Avaliação Parcial (N1) e Nota da Avaliação Final (N2), como segue:

N1 – 30% (avaliação parcial)

N2 – 70% (avaliação final)

NF= N1+N2

Cada uma das notas pode ser calculada conforme a estratégia proposta pela CoC-CB, contemplando os pesos definidos para cada um destes componentes:

NIT (Nota Individual da/o Tutora/tor) – Peso 10

NTR (Nota Tutora/tor Relatório) – Peso 5

NIA (Nota Individual à/ao Estudante) – Peso 1

NGA (Nota do Grupo à/ao Estudante) – Peso 1

MNP (Média das Notas das/os Tutoras/es à Apresentação)  –  Peso 3

TOTAL DOS PESOS = 20

 

Cronograma RP I – 2024

(Geral, sem datas especificas *)

AulaDatasAtividades
Aula 1Recepção aos calouros
Aula 2Apresentação de RP, integração dos cursos, discussão dos temas
Aula 3Escolha final do tema da sala e início dos trabalhos nos pequenos grupos
Aula 4Trabalhos em pequenos grupos: Apresentação de textos e leituras realizadas pelos alunos; Aproximação à temática a ser estudada; Elaboração dos problemas.
Aula 5Semana Santa: não haverá aula
Aula 6Trabalhos em pequenos grupos: Mapeamento e busca de informações sobre os problemas; Elaboração de hipóteses, se for o caso; Definição das estratégias para responder ao problema
Aula 7Trabalhos em pequenos grupos: Elaboração do projeto.
Aula 8Trabalhos em pequenos grupos: Elaboração da apresentação
Seminário de socialização: entrega e apresentação do Projeto Científico
Aula 9Feriado Dia do Trabalho
Aula 10Trabalhos em pequenos grupos: Auto- avaliação e avaliação dos colegas; Desenvolvimento de estudos e pesquisas; Refinamento da pesquisa
Aula 11Trabalhos em pequenos grupos: coleta de dados
Aula 12Trabalhos em pequenos grupos: análise dos dados
Aula 13Trabalhos em pequenos grupos: análise dos dados
Aula 14Trabalhos em pequenos grupos: relatório final
Aula 15Trabalhos em pequenos grupos: preparação da apresentação
Aula 16Seminário interno de socialização dos resultados e entrega do relatório final
Aula 17Trabalhos em pequenos grupos: Discussão, avaliação individual/grupo. Entrega das notas pelos alunos

Materiais de interesse

Tutorial para baixar bases de dados