Curso de Biotecnologia tem laboratório inaugurado

Postado em 13 de agosto de 2019

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) realizou na última quinta-feira a cerimônia de inauguração do laboratório do curso de graduação em Biotecnologia. O evento contou com a presença do vice-reitor da USP, professor Antonio Carlos Hernandes, além de alunos, docentes e funcionários da Escola.

Professor Antonio Carlos Hernandes, vice-reitor da USP

O vice-reitor parabenizou a EACH pela implantação de mais um laboratório e ressaltou que fica animado com o desenvolvimento do curso de Biotecnologia. “Não foi nada fácil criar um curso novo e com uma proposta tão inovadora. Sou muito grato pela Escola ter aceitado os desafios para lançar a graduação em Biotecnologia e percebo que tudo está caminhando muito bem.”

Para a diretora da EACH, professora Mônica Sanches, a área de Biotecnologia “é de extrema importância estratégica para o nosso país e o curso é motivo de grande orgulho para a nossa Escola. É com muita felicidade que a direção faz a abertura do laboratório, o qual é mais uma conquista para a nossa comunidade”.

Experimento com bactérias fluorescentes

Além do vice-reitor e da diretora da EACH, também participaram da cerimônia de inauguração o vice-diretor da Escola, professor Ricardo Uvinha; a professora Verónica Marcela Guridi, representando a Comissão de Graduação da EACH; e os professores Felipe Chambergo e Viviane Nunes, coordenador e vice-coordenadora do curso de Biotecnologia, os quais agradeceram o trabalho dos diversos setores da Escola envolvidos com o desenvolvimento e implantação do laboratório.

Após a cerimônia realizada no Anfiteatro do Ciclo Básico, todos se encaminharam para o laboratório, que está localizado no primeiro andar do Edifício A2. A fita inaugural foi desamarrada pelo vice-reitor, pela diretora da EACH e pela coordenação do curso, que mostrou as instalações e equipamentos do laboratório para alunos, professores e funcionários.

Pronto para ser utilizado nas aulas, o laboratório conta com vários aparelhos de alta tecnologia e permite que os estudantes tenham a possibilidade de vivenciar as atividades práticas requeridas na formação de um profissional multidisciplinar em Biotecnologia.

Estudantes, professores e funcionários visitaram o novo laboratório

Sobre o curso de Biotecnologia

Atualmente com a sua segunda turma de alunos, o curso de Biotecnologia é a 11ª graduação da EACH, que possui agora um curso a mais do que já era oferecido desde a sua inauguração, que aconteceu no ano de 2005.

Essa graduação foi aprovada pelo Conselho Universitário no dia 4 de julho de 2017 e teve o seu lançamento oficial realizado no dia 5 de setembro, em evento presidido pelo então reitor Marco Antônio Zago. Biotecnologia possui 60 vagas e as aulas ocorrem no período diurno.

O curso visa a formação de um profissional multidisciplinar com habilidades científicas e de empreendedorismo necessárias para sua atuação nas diversas áreas de pesquisa e em empresas de Biotecnologia, como na produção de vacinas, fármacos, anticorpos, além de alimentos, insumos agrícolas e de biocombustíveis, entre outros, explorando de forma sustentável a vasta biodiversidade presente no país.

Além disso, o curso pretende preencher uma lacuna, na USP, de um curso de graduação por ingresso direto em Biotecnologia e, assim, a EACH contribui com a formação de recursos humanos nesta área, colaborando para o atendimento da Política Nacional de Desenvolvimento da Biotecnologia, estabelecida pelo Governo Federal no Decreto n° 6.041/2007, de 08/02/2007 e também com o desenvolvimento do Estado de São Paulo, o maior pólo biotecnológico do país.