EACH oferece disciplinas ministradas totalmente em Inglês

Postado em 19 de novembro de 2019

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) possui no presente semestre duas disciplinas ministradas inteiramente em Língua Inglesa, contemplando a Graduação e a Pós-Graduação da unidade. A disciplina Trade Policy and Economic Integration é lecionada pelo professor Silvio Miyazaki, na graduação em Marketing. Já os Programas de Pós-graduação em Turismo e em Ciências da Atividade Física da USP contam com a disciplina Leisure, Culture and Society, ministrada pelo professor Ricardo Uvinha, vice-diretor da EACH.

Essa é a primeira vez que a Escola oferece, tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação, aulas integralmente em Inglês, em matérias optativas. Além de dinamizar a internacionalização da EACH, as aulas ajudam os alunos a se prepararem para um possível intercâmbio em países anglófonos, conseguir boas oportunidades no mercado de trabalho, assim como continuar seus estudos acadêmicos em mestrados e doutorados na universidade.

Graduação

Por se tratar de uma optativa, a disciplina Trade Policy and Economic Integration aceita matrícula não somente dos estudantes de Marketing da EACH, mas também de alunos de outros cursos da Escola e de outras unidades da USP. Atualmente, há nove estudantes matriculados, sendo seis brasileiros e três estrangeiros.

As aulas ocorrem às quartas-feiras, das 14h às 15h45.

“Ter uma disciplina em Inglês é uma oportunidade muito boa, pois os alunos aprendem o conteúdo em um idioma que possui muito mais fontes. É o caso de comércio internacional e integração econômica, por exemplo”, destaca o professor Silvio Miyazaki. “Além disso, há o aumento do vocabulário de termos específicos e os alunos acabam ficando mais preparados para uma Pós-Graduação ou intercâmbio.”

Membro da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da EACH, o professor teve a ideia de criar essa disciplina em Inglês porque “traria benefícios aos alunos da Escola e ainda poderia atrair mais estudantes estrangeiros, ampliando dessa forma a internacionalização”.

Pós-Graduação

Atrelada aos Programas de Pós-Graduação em Turismo e em Ciências da Atividade Física, a disciplina optativa Leisure, Culture and Society conta com 12 estudantes matriculados, tendo alunos regulares (mestrado e doutorado) e especiais de diversas unidades da USP. A disciplina já teve a participação de docentes convidados internacionalmente, conhecidos pelo desenvolvimento da temática, como a Profa. Dra Carolin Lusby (Florida International University, USA), Prof. Dr. Antonio Carlos Bramante (Unicamp, aposentado) e Profa. Maria Luiza Souza Dias (Sesc São Paulo).

“A preparação para as aulas em inglês é bastante complexa e demanda tempo e trabalho”, avalia o professor Ricardo Uvinha. “No entanto, o retorno por parte dos alunos é muito positivo e simboliza uma real oportunidade de integração da EACH com outros centros de excelência no exterior.”

A oferta da disciplina surgiu pela iniciativa do professor como uma possibilidade de internacionalização na Pós-Graduação. Ricardo Uvinha recebeu apoio da USP com um curso de formação no Cambridge intitulado “English as a Medium of Instruction” e apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação na vinda da professora Carolin Lusby.

As aulas são realizadas às quintas-feiras, das 14h às 18h.

Turma reunida no Sesc Guarulhos. As aulas se dão tanto na EACH como em equipamentos de lazer e turismo selecionados.