EACH realiza aula magna do Programa de Pós-Graduação em Turismo com o presidente da Embratur

Postado em 19 de março de 2024

O Auditório Azul da EACH/USP ficou lotado na última sexta-feira para a aula magna de celebração dos 10 anos de seu Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR). O convidado para a ocasião especial foi o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que falou sobre os desafios do turismo brasileiro e a importância do setor no desenvolvimento sustentável do país.

“O turismo nos ajuda a construir o país que queremos e nos permite responder aos desafios que o século XXI apresenta ao mundo”, destacou Marcelo Freixo. De acordo com ele, temos um governo que valoriza a diversidade, trabalha pela conservação ambiental e está recuperando o protagonismo do Brasil no cenário internacional.

Além do presidente da Embratur, a mesa do evento também foi composta pela vice-diretora da EACH, professora Fabiana Evangelista; pelo coordenador do PPGTUR, professor Glauber Santos; presidente da Comissão de Pós-Graduação da EACH, professor Marcelo Fantinato; representante discente do PPGTUR, Grislayne Guedes; e pela ex-aluna da EACH e atual diretora de turismo do Estado de São Paulo, Ana Cristina Clemente. O evento contou ainda com a participação do professor Alexandre Panosso, vice-coordenador do PPGTUR.

Dentre os diversos temas abordados durante a aula magna, Freixo enfatizou as iniciativas da Embratur na divulgação do afroturismo, impulsionando assim o desenvolvimento do afroempreendedorismo. Esse processo não só proporciona a criação de empregos e atrai investimentos, mas também realça a importância da herança africana no Brasil, desempenhando um papel fundamental na luta contra o racismo.

Para ele, a promoção das experiências turísticas deve estar alinhada com a produção de conteúdo acadêmico. “Temos que aproximar a produção acadêmica com o mundo das políticas públicas. A academia não pode estar isolada e a gestão pública não pode deixar de ouvir a academia. A Embratur está de portas abertas para as universidades, criando uma série de parcerias estratégicas, para fomentar a inovação e melhorar a experiência de quem nos visita.”

Para encerrar a comemoração dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Turismo, foi realizada ainda uma homenagem ao professor Luiz Octávio de Lima Camargo, que atuou no Programa e que se aposentou. O docente recebeu um troféu das mãos de Ana Paula Spolon, professora da Universidade Fluminense (UFF) e primeira pós-doutoranda do PPGTUR da EACH.