Observatório de Turismo é lançado em parceria entre EACH e AMITESP

Postado em 01 de junho de 2023

Na tarde desta quinta-feira, 01 de junho, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São (USP) e a Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (AMITESP) firmaram uma parceria estratégica, por meio de convênio, para a criação do Observatório de Turismo. O evento de lançamento ocorreu no Auditório Azul da Escola, teve as presenças de importantes autoridades do setor e de representantes dos municípios associados.

O projeto é coordenado pela Diretora-Técnica da AMITESP, Waldirene Ricanelo, e pelo professor da EACH, Edegar Luis Tomazzoni. De acordo com o professor, “além de realizar o lançamento do projeto, o objetivo do evento foi a formação da rede de cooperação do Observatório de Turismo. Dessa forma, será possível sistematizar os dados e produzir os conteúdos sobre a oferta turística e sobre as pesquisas de demanda, para facilitar a gestão, o planejamento e o desenvolvimento dos destinos turísticos municipais e regionais, do interior do estado de São Paulo. Trata-se de uma Associação muito representativa, que reúne 143 municípios”.

Na abertura do evento, as autoridades saudaram os participantes e destacaram a importância do Observatório de Turismo, como um instrumento fundamental para embasar políticas públicas e promover o crescimento sustentável do setor turístico dos municípios.

Em seguida, foi realizada a apresentação abrangente do projeto, fornecendo uma visão geral de suas metas e objetivos. A estruturação da base de dados, essencial para a coleta de informações relevantes, foi apresentada, pelos pesquisadores, Pedro Scrivano e Vinícius Bíscaro, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Turismo. O Observatório estrutura-se em nove eixos temáticos, que reúnem uma série de indicadores qualitativos e quantitativos.

Durante o coffee break, os participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias, estabelecer contatos e fortalecer a rede de cooperação, por meio de grupos de trabalhos e oficinas. O momento foi essencial para criar conexões entre os diversos atores envolvidos. Os resultados da primeira etapa do Observatório serão apresentados no início do mês de dezembro deste ano.

O Presidente da AMITESP, Murilo Pinheiro, ressaltou a importância da parceria entre a Associação e a EACH-USP, para o fortalecimento do turismo municípios paulistas: o Observatório vai ajudar os municípios a se visualizarem e a definirem o foco dos investimentos, compreendendo suas vocações principais, isso é muito importante, e a parceria com a USP é fundamental para o desenvolvimento do turismo”.

O diretor da EACH, professor Ricardo Uvinha, destacou a relevância acadêmica do projeto e sua contribuição para a produção do conhecimento na área: “a Universidade dá um passo importante, no sentido de estabelecer parcerias com uma associação que congrega municípios de interesses turísticos”. Lembrou que, hoje, a EACH oferece a graduação em Lazer e Turismo, o Mestrado e o Doutorado em Turismo. “Se nós reconhecermos que a EACH é, hoje, uma referência, na Universidade de São Paulo, no que diz respeito ao ensino, à pesquisa e à extensão em turismo, nós temos total sintonia, no que se está estabelecendo, hoje, neste convênio”, afirmou o diretor.

A expectativa é de que o Observatório de Turismo se consolide como um centro de referência para o setor, fortalecendo a colaboração entre os municípios associados e impulsionando o desenvolvimento econômico e social, por meio do turismo.

Após as discussões, foram realizados grupos de trabalhos e encaminhamentos de ações, com o objetivo de definir os próximos passos do projeto. Essa dinâmica foi marcada por debates, sinalizando o comprometimento e o potencial de colaboração entre os envolvidos.

Nas atividades da programação do evento, destacaram-se, também, a palestra da gestora do Convention Visite São Paulo, Aline Moretto, e a apresentação da estrutura de comunicação da AMITESP, pelo jornalista Roberto Costa e Silva Garjiulo.

Para a organização e o monitoramento do evento, foram fundamentais as atuações dos discentes do curso de graduação em Lazer e Turismo e dos pós-graduandos do Programa Pós-Graduação de Turismo.

*Com informações de Jordana de Souza Cavalcante