Professora da EACH coordena projeto que lançará o “Glossário do Empreendedor”

Postado em 09 de outubro de 2020

O Projeto “Empreendedorismo de Impacto Social a partir das Indústrias Culturais e Criativas (EISICC)”, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, deu início às suas atividades de capacitação no dia 14 de setembro e lançará no próximo dia 20 de outubro o “Glossário do Empreendedor”, em formato online.

O projeto EISICC, supervisionado pela professora Jane Marques da EACH/USP e coordenado pela aluna de doutorado Joseane Alves Ferreira do PGEHA/USP, desde 14 de setembro oferece oficinas de formação em empreendedorismo, gestão, marketing e comunicação para um grupo de empreendedores/criativos das zona Leste e Oeste de São Paulo. Todo processo foi desenvolvido com base nas necessidades dos sujeitos envolvidos, a partir dos pressupostos de uma pesquisa-ação, aliada à técnica de observação participante.  Com base nesses princípios, o projeto tem uma proposta horizontal, na qual os sujeitos fazem parte das tomadas de decisão, respeitando suas realidades, necessidades e particularidades. Espera-se, assim, garantir representatividade e ampliar as pontes entre a universidade e a comunidade externa.

A iniciativa recebeu subsídios da Universidade de São Paulo, por meio das Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária, de Graduação, de Pós-Graduação e da Agência USP de Inovação, que lançou o Edital Empreendedorismo Social que visava “fortalecer a interação da Universidade de São Paulo com a sociedade, favorecer a inovação no sentido de contribuir com o desenvolvimento nacional, estimular a concretização dos direitos humanos, a redução de desigualdades e a consecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)”.

O referido projeto pretende ampliar as ações de programas que a USP vem desenvolvendo, especialmente no que tange à articulação com as comunidades nos entornos dos campi Oeste e Leste da capital. De acordo com a professora Jane Marques, a possibilidade de agregar discentes de diferentes Programas de Pós-Graduação: do Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA-USP) e do Mestrado Profissional em Empreendedorismo, reforça a característica de interdisciplinaridade que a área de empreendedorismo exige para ser investigada. Segundo a professora, “Para execução e disseminação do projeto, com alunos de pós-graduação interessados e liderando o projeto, fica fácil conduzir ações que ampliem o conhecimento de todos os envolvidos. Antes mesmo da organização das oficinas que serão oferecidas, os alunos envolvidos fizeram um mapeamento de empreendedores criativos que atuam nos entornos dos campi Leste e Oeste da capital. Mas como não conhecemos tudo, contamos com a aprendizagem compartilhada – alguns empreendedores também foram convidados a interagir na disseminação de conteúdos – e buscamos parceiros externos que atuam nesse segmento”.

No âmbito desse projeto, no próximo dia 20 de outubro será lançado o “Glossário do Empreendedor”, publicação que será distribuída a todos os participantes das oficinas e também será disseminado ao grande público empreendedor que tem dificuldade de compreender os termos frequentemente utilizados na área.

O projeto bem como o Glossário que será lançado contam com a parceria da Emperifa (https://emperifa.com.br/) e da AUPA-Jornalismo de Impacto (https://aupa.com.br/), organizações que têm ampla experiência na disseminação do empreendedorismo em regiões periféricas.

Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato com Jane A. Marques, por e-mail: janemarq@usp.br ou pelo Instagram: https://www.instagram.com/eis.icc/.