Alunas de GPP estudam discriminação racial e de gênero durante intercâmbio no Canadá

Postado em 04 de dezembro de 2019

O projeto de pesquisa e de intercâmbio “At the Crossroads of Racial and Gender Discrimination: Education Strategies built by black women in Brazil and Canada” está levando, durante os últimos três anos, estudantes do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP para período de estudo na University of Toronto, no Department of Social Justice Education, Ontario Institute for Studies in Education.

Já participaram do projeto nove alunas, sendo oito delas do curso de Gestão de Políticas Públicas e uma da Faculdade de Direito da USP. O projeto conta com coordenação da professora Gislene Aparecida dos Santos, na EACH, e da professora Njoki Wane, em Toronto.

Uma das estudantes que já participou dessa experiência é Flora Oliveira Cruz Mota. Durante seis meses no Canadá, ela cursou quatro disciplinas, realizou entrevistas com alunas negras do campus Mississauga-University of Toronto, atividade que faz parte de um projeto em que ela já atua na EACH, além de desenvolver o seu projeto de pesquisa individual, que se consolidará como seu TCC.

“Essa foi a minha primeira viagem para a América do Norte. As estruturas de um país desenvolvido são realmente surpreendentes no sentido da promoção de serviços públicos e qualidade de vida”, destaca Flora, que viajou em dezembro de 2018. “A experiência foi de muito amadurecimento acadêmico e pessoal, e com certeza o mundo se tornou muito maior para mim depois desse período. O que mais me agradava na vida em Toronto era a convivência com pessoas do mundo todo, com diferentes experiências de vida.”

Professora Gislene e alunas que estão atualmente em Toronto. Foto: Divulgação

Para a professora Gislene Aparecida dos Santos, coordenadora do projeto na EACH, a experiência de um intercâmbio contribui enormemente para a formação do estudante por meio da oportunidade de convívio no meio acadêmico de uma universidade de ponta como a University of Toronto, além de aperfeiçoar a língua inglesa e de trocar experiências com outros estudantes. “Tenho certeza que esta experiência marcou a vida de todas as participantes de modo excepcional e que isso definirá parte de seu futuro profissional como gestoras ou acadêmicas”, avalia a professora.

Barbara Araújo, outra aluna de Gestão de Políticas Públicas que também ficou um semestre no Canadá, ressalta o aprendizado que obteve com essa oportunidade. “A experiência foi muito gratificante, já que pude estudar dentro da minha linha de pesquisa com professores qualificadíssimos, com importância acadêmica e intelectual, além de serem inspiração às pesquisadoras e pesquisadores do mundo todo, principalmente àquelas, que como eu, sempre sonharam em iniciar carreira acadêmica.”

Barbara iniciou o intercâmbio em 2017 e participou de diversas aulas, imersão em Inglês e de várias outras atividades. Foto: Arquivo Pessoal

Para participar do intercâmbio, de acordo com a professora Gislene, foram selecionadas estudantes que tinham conhecimento intermediário do idioma Inglês e que já estivessem envolvidas com alguma atividade acadêmica associada ao tema principal do projeto.

“Embora estudantes de diversas unidades da USP tenham se inscrito, as alunas aqui da EACH e do curso de GPP mostraram ter mais disponibilidade para participar das atividades preparatórias para a viagem, além de terem maior pontuação no processo seletivo que considerou conhecimento do idioma, média ponderada nos cursos de graduação, experiência prévia de pesquisa no tema do projeto e habilidades para trabalhar por meio de tecnologias à distância”, afirma a professora, destacando que isso demonstra que a Escola vem preparando muito bem seus alunos e alunas para o mundo acadêmico.