Alunos de Gestão Ambiental realizam duas visitas técnicas no mês de abril

Postado em 29 de abril de 2024

Os alunos do curso de  Gestão Ambiental realizaram duas visitas técnicas a grandes estações de tratamento de água. A atividade foi promovida pela disciplina de Saneamento Ambiental do professor Marcelo Nolasco.

Os locais visitados foram a ETE ABC Sabesp – Estação de Tratamento de Esgoto localizada próximo ao município de São Caetano; e também o AQUAPOLO – Estação de Tratamento de Água de Reuso, que fornece água de reuso para o Polo Petroquímico de Capuava e indústrias da Região do ABC Paulista.

A visita técnica contemplou, portanto, um sistema de tratamento de efluentes completo, sendo capaz de gerar água de reuso a nível industrial de altíssima qualidade.

A ETE, conhecida como estação de tratamento de efluentes, que neste caso efluente é o esgoto doméstico coletado pela SABESP, é responsável por promover o tratamento adequado e descrito em lei, tornando-se a última e a mais importante etapa do saneamento ambiental.

Neste sentido, uma ETE é fundamental para manutenção do ciclo hidrológico, garantindo que o esgoto retorne ao corpo hídrico com o tratamento adequado. No caso da visita, além do tratamento convencional, os alunos puderam conhecer um sistema inovador para água de reuso, que conta com uma tecnologia de ponta na área de tratamento avançado de efluentes.

Foi possível vivenciar na prática o que seria um modelo ideal e completo na área de saneamento ambiental, além de compreenderem as atuações tanto do setor público no tratamento, quanto do privado.

*Com informações da doutoranda Verena Mandorino Kaminagakura