Disciplina da EACH colabora para que Ministério Público Federal faça seu primeiro Ideathon

Postado em 07 de outubro de 2019

Como resultado de uma parceria com o curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH, o Ministério Público Federal conseguiu realizar o seu primeiro Ideathon. O evento ocorreu no 21 de setembro, no Ministério Público Federal em São Paulo, quando foram elaborados os projetos para a superação de desafios do setor público e da sociedade civil. A última etapa do primeiro Ideathon MPF, realizado pelo órgão em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), resultou em cinco propostas transformadoras, com o objetivo de gerar impactos de longo prazo na sociedade e na administração pública brasileira.

O evento contou com a participação de estudiosos, empreendedores, servidores públicos e cidadãos em geral. Também esteve presente o diretor do “Dempi Acelera” e do Departamento de Defesa e Segurança da Fiesp, Ciro Furtado Bueno.

Apoio da EACH

Tudo começou no 24 de agosto, quando foi realizada uma oficina de Ideação, onde estiveram presentes os alunos da disciplina “EACH 3778-Governo Aberto” ministrada pela professora da Escola, Gisele Craveiro, para alunos de vários cursos da USP: Sistemas de Informação, Gestão de Políticas Públicas, Marketing e Direito, realizada na sede do MPF em um sábado com a mediação da equipe do Acelera Fiesp. Nessa oportunidade os alunos elaboraram os problemas que estão se debruçando agora ao longo do semestre na disciplina. Essa aula serviu como base para que o Ideathon fosse realizado pelo MPF.

Após a etapa de inscrições, no dia 14 de setembro foram apresentados os desafios aos participantes. Nosso grupo de pesquisa, Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (Colab-USP) foi um dos apoaidores da iniciativa.

O procurador-chefe do MPF em São Paulo, Thiago Lacerda Nobre, reforçou a vocação do órgão para ser um catalisador de pequenas e grandes mudanças sociais e na esfera pública. “O Ministério Público Federal é representante da sociedade e é por este motivo que ela precisa participar ativamente e com proximidade da idealização dos nossos projetos. O Ideathon é o primeiro passo que damos para a integração de órgãos públicos, indústria e sociedade civil em torno de um mesmo objetivo: gerar resultados permanentes e de longo prazo, que vão beneficiar esta e as próximas gerações”, destacou.

Resultados – Para chegar às soluções, cinco grupos debateram durante todo o dia propostas sobre protagonismo social, gestão administrativa e atendimento ao público. Os participantes foram desafiados a associar ciência, tecnologia e inovação para desenvolver soluções para problemas enfrentados não só por instituições públicas como o MPF, mas também por cidadãos e empresas.

O primeiro eixo temático tratou do fomento de maior participação social em temas-chave e da reflexão sobre como promover diálogos entre população e poder público. O debate resultou na idealização da Maratona da Cidadania e na estruturação de um sistema de interface única para otimizar a interação da sociedade com órgãos públicos.

A Maratona da Cidadania visa ao fornecimento anual de conteúdos para escolas públicas e privadas, com temas como cidadania, empatia e demais questões socioemocionais, feito por meio de um portal na internet. A ideia é envolver todas as faixas etárias e mobilizar alunos desde a pré-escola até o doutorado, além de incluir a terceira idade nas discussões. A Maratona também prevê um prêmio nacional anual com apoio de grandes empresas e de associações públicas e privadas, para estimular ainda mais o debate sobre temas que envolvem cidadania.

Já o segundo projeto tem como objetivo a simplificação do acesso do cidadão ao poder público. Para isso, a proposta é que qualquer órgão sujeito à Lei de Acesso à Informação utilize a mesma interface de contato com a sociedade, viabilizado por um plugin que padroniza o caminho para reclamações ou sugestões de melhorias em todos os portais públicos. A solução pode estar presente no mundo físico também, por meio de um totem, para inclusão daqueles que não têm acesso à internet na resolução de problemas relacionados à esfera pública.

O debate sobre gestão administrativa esteve focado no estímulo de servidores públicos a participarem da gestão com contribuições de ideias que gerem satisfação, sentimento de pertencimento e motivação. Para melhorar a comunicação entre servidores e também com a alta administração, foi proposta a criação de um aplicativo – mais um canal de comunicação do MPF para melhorar a experiência do servidor e estimulá-lo a participar ativamente da gestão com contribuição de melhorias e ideias.

O atendimento ao público envolveu soluções para enfrentar a falta de interação das redes dos sistemas de informação dos pacientes do Sistema Único de Saúde. Para este problema, foi sugerida a padronização das informações do SUS entre unidades dos Estados, com o objetivo de desonerar a administração pública, economizando tempo e recursos. Além disso, recomendou-se a criação de um canal para que o cidadão seja corresponsável por essa otimização dos gastos, podendo comunicar que não irá mais a uma consulta, por exemplo.

Outro desafio abordado neste eixo temático foi a falta de um sistema de filtragem de demandas endereçadas inadequadamente ao Ministério Público Federal. A proposta desenvolvida defendeu a exemplificação do papel do MPF por meio de vídeos e mais conteúdos que tornem o contato do cidadão com a instituição mais objetivo e, consequentemente, o serviço mais efetivo. O projeto envolve ainda a criação de grupo multidisciplinar para o desenvolvimento de práticas que colaborem com um melhor atendimento ao público.

*Da Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República no Estado de S. Paulo*