Livro sobre formação e capacitação de agentes públicos conta com participação de professor da EACH

Postado em 16 de abril de 2021

A Oficina Municipal e a Fundação Konrad Adenauer, em parceria com o Laboratório de Gestão Governamental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Lab.Gov/EACH-USP) e a Escola de Governo do Estado de São Paulo (EGESP), reuniram gestores, professores e pesquisadores, nacionais e internacionais, para discutir o tema do treinamento e desenvolvimento (T&D) no setor público.

No livro “Escolas de governo: formação e capacitação de agentes públicos” a EACH/USP está representada pelo professor Fernando de Souza Coelho, que é um dos organizadores e autor de dois capítulos. Servindo-se de experiências de formação e capacitação, a obra trata dos processos técnico-políticos para colocar o T&D como prioridade nas agendas de governo, das barreiras administrativas e os empecilhos jurídicos que necessitam ser transpostos para viabilizar uma política de formação e capacitação de servidores públicos, além das boas práticas de educação para a função pública.

Em formato de e-book, o livro possui acesso aberto. Confira a obra!

Os especialistas que participam do livro destacam que a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos, tal qual a eficiência do gasto público, está relacionada à competência gerencial e técnica do funcionalismo. Logo, estruturar e incentivar o T&D no serviço público, alinhado à estratégia dos governos e de suas organizações, é um dos processos para alcançar os resultados do Poder Público, visando satisfazer os anseios da sociedade.

O professor Fernando Coelho concedeu entrevista para a Rádio USP explicando como as escolas de governo podem contribuir com o preparo técnico de políticos e auxiliá-los no planejamento das políticas públicas. Ouça a entrevista completa.

 

*Com informações do livro “Escolas de governo: formação e capacitação de agentes públicos”.