Segunda edição do Pedal Inter USP chama atenção para infraestrutura cicloviária

Postado em 19 de dezembro de 2019

Foi realizada no dia 15 de dezembro a segunda edição do Pedal Inter USP, evento ciclístico que faz a rota entre a USP Leste e a Cidade Universitária. A primeira edição do evento, elaborada pelos professores Reinaldo Pacheco e Thiago Allis, do curso de Lazer e Turismo da EACH/USP, ocorreu em dezembro de 2017 e fez o trajeto partindo da Cidade Universitária em direção à EACH.

Nesse ano, foi realizado o trajeto inverso, com colaboração do mestrando Roberto do Valle Mossa, do PPGCAF, e do Coletivo Bike Zona Leste, que ficou responsável por estudar e propor a melhor rota possível. O objetivo do evento foi elaborar a proposta de uma infraestrutura cicloviária definitiva entre os campi e que, simultaneamente, atenda a população de todos os bairros envolvidos no trajeto. Até o presente momento, a Zona Leste de São Paulo é a única região que não possui nenhuma interligação cicloviária com o centro da cidade.

Nessa segunda edição do evento, que contou com a participação de 14 pessoas, foram contemplados na rota elaborada outros dois campi da USP: Faculdade de Direito do Largo São Francisco e o campus da Faculdade de Saúde Pública e de Medicina da USP, nas Clínicas.

Saída da USP Leste. Foto: Divulgação

Para o professor Reinaldo Pacheco, “a ideia disso é tentar questionar a ligação cicloviária entre os campi da USP na cidade, ou seja, Butantã, Quadrilátero da Saúde, Largo São Francisco e USP Leste, passando ainda pela Rua Maria Antonia. A gente tem condição de ter uma rota cicloviária ligando todos esses pontos. Há muitos estudantes fazendo disciplinas em vários campi da universidade, então eles poderiam se deslocar por bicicleta na cidade ao invés de depender tanto do transporte público”. De acordo com o professor, a ideia é gerar um relatório e entregar para o pessoal que está trabalhando no plano cicloviário para tentar promover essa ligação entre os campi da USP.

Já para o mestrando Roberto do Valle Mossa, que estuda o uso da bicicleta na cidade em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, uma interligação cicloviária entre os campi da USP “é importante não apenas para atender os estudantes da universidade, mas principalmente para atender os bairros que estão na rota. Além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, há o Plano de Ação Global sobre Atividade Física, da Organização Mundial da Saúde, que buscando reduzir o comportamento sedentário e beneficiar a saúde da população, trata de compromissos para reduzir a inatividade física em 10% até 2025 e em 15% até 2030”. O mestrando explica que o plano, com um mote de “mais pessoas ativas para um mundo mais saudável”, possui 4 objetivos que tratam de: criar sociedades ativas, ambientes ativos, pessoas ativas e sistemas ativos. Para isso, continuar fomentando e expandindo o transporte ativo na cidade, que é o andar a pé e usar a bicicleta, deve ser prioritário em termos de planejamento urbano.

Parada nas Clínicas. Foto: Divulgação

Márcia Fernog, membra do coletivo Bike Zona Leste, destaca que foi uma honra participar do 2° Pedal Inter USP. “O pedal foi importante para criar conexões entre o coletivo, pesquisadores da mobilidade e ciclistas de outras regiões para fortalecer a luta por ciclovias e políticas públicas para a bicicleta na periferia.”

Para o ano de 2020, a ideia é repetir o evento com um maior convite de participação à comunidade após a realização dos trajetos de ida e volta já executados nos anos anteriores e com a rota final elaborada.

*Com informações do mestrando Roberto do Valle Mossa