Aluna da EACH conquista doutorado com dupla titulação

Postado em 11 de março de 2021

A EACH/USP teve na última sexta-feira sua primeira aluna aprovada em doutorado de dupla titulação. A estudante Mariana Cardoso Chrispim conquistou os títulos de Doutorado em Ciências, pelo Programa de Sustentabilidade da Escola, e PhD in Engineering, pelo Programa Water Resources Engineering, da Universidade de Lund, Suécia.

Orientada pelo professor Marcelo Nolasco, a tese “Resource recovery from wastewater treatment: challenges, opportunities and guidance for planning and implementation” abordou as potencialidades da recuperação de recursos em estações de tratamento de esgoto em países em desenvolvimentos, com foco na região de São Paulo. Dentre as práticas de recuperação de recursos estudadas estão o reuso de água, recuperação de nutrientes e recuperação de energia.

“A dupla titulação foi bastante desafiadora e aumentou a quantidade de trabalho se comparada ao doutorado normal, mas também trouxe novas oportunidades como poder frequentar disciplinas lá na Suécia, ter acesso a cursos de planejamento de carreira, entre outras atividades”, afirma Mariana, que defendeu seu trabalho por mais de 6 horas diante de examinadores da Suécia, Holanda e Brasil. Realizada na EACH, a defesa ocorreu em Inglês e foi transmitida pelo YouTube.

Mariana realizou sua defesa na EACH. Foto: Divulgação

De acordo com o professor Marcelo Nolasco, a estudante sempre manifestou interesse em participar de atividades acadêmicas internacionais, fossem elas no Brasil ou exterior. Além de ser sua aluna de doutorado, Mariana foi também sua orientanda no Mestrado, em TCC e em iniciação científica com bolsa Fapesp.

“Para mim foi um prazer enorme poder auxiliar a viabilizar este tipo de oportunidade, quando o aluno/a tem interesse. Em um mundo cada vez mais globalizado, experiências como esta se tornam necessárias”, destaca o professor Marcelo. “Para nós na EACH, foi um bom aprendizado. Os programas de pós-graduação são melhor avaliados também com isso. Faço votos que muitos outros estudantes de doutorado passem por experiências semelhantes.”

Mariana se inscreveu no final de 2017 em um edital de bolsas da CAPES Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Ela conseguiu o aceite do professor Miklas Scholz, da Divisão de Engenharia de Recursos Hídricos da Universidade de Lund, e se mudou para a Suécia em setembro de 2018. Logo depois de chegar no exterior, surgiu a ideia de tentar aproveitar o estágio de doutorado em algo maior, que é a dupla titulação.

“Em meu doutorado precisei atender às exigências de ambas as universidades em várias questões como quantidade de créditos em disciplinas, quantidade de artigos publicados em revistas internacionais, formatação da tese, dentre outros requisitos”, explica a aluna, enfatizando que a experiência foi enriquecedora e que se sente realizada com o resultado. “A qualidade do trabalho certamente foi fruto dessa colaboração.”

A estudante contou com a orientação do professor Marcelo Nolasco desde sua iniciação científica. Foto: Divulgação