Aluno do PPGTUR é premiado pela Fundação Alexander von Humboldt

Postado em 04 de janeiro de 2022

O mestrando do PPGTUR, Fabio Fornari, foi premiado pela Fundação Alexander von Humboldt (Alemanha) como reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante o terceiro Laboratório de Comunicação para Trocas entre Pesquisa e Mídia (Communication Lab for Exchange between Research and Media), organizado pela própria Fundação Alexander von Humboldt, em junho de 2021, em Berlim (Alemanha). A formação tratou da tensão entre sustentabilidade e justiça social, com o potencial de inovações sustentáveis e os objetivos conflitantes que podem surgir de interesses econômicos e sociais entre o norte e o sul global. Os participantes discutiram, com especialistas internacionais da política, ciência, mídia e sociedade civil, as condições sob as quais uma transformação justa e sustentável do mundo seria possível.

Fabio está na Alemanha como bolsista do programa German Chancellor Fellowship da Fundação Alexander von Humboldt e desenvolve um projeto na área de sustentabilidade e turismo. Este também é o enfoque de sua pesquisa de mestrado no PPGTUR, que conjuga discussões sobre crise climática, mobilidades e turismo, sob orientação do professor Thiago Allis (EACH/USP) e co-orientação do professor Massimo Moraglio (Universidade Técnica de Berlim – TUB). “Este tem sido um excelente exercício de internacionalização, a partir da iniciativa e mérito do mestrando, que, tendo por base a triangulação de organizações brasileiras e alemãs, alinham pesquisas acadêmicas ao setor turístico em ambos países”, comenta o professor Thiago.

Foto: Bundesregierung

A proposta daquele Laboratório foi reunir dez bolsistas da Fundação Humboldt e jovens jornalistas de todo o mundo, que, além de trocarem experiências e conhecimento, deveriam criar uma peça atraente de comunicação científica com base em suas pesquisas. Fabio teve mentoria do jornalista Sören Kittel, do Berliner Zeitung, jornal em que foi publicada uma série de seis artigos,  tratando dos temas de crise climática, sustentabilidade e turismo.

Ilustração: Humboldt-Stiftung

Os artigos propunham uma reflexão sobre a participação do turismo para a crise climática e uma viagem ao redor do mundo por meio de projetos e boas práticas de sustentabilidade, trazendo exemplos de São Paulo (como o projeto Acolhendo em Parelheiros, na Zona Sul), Indonésia, Finlândia e Berlim. Esta série de artigos foi premiada por sua originalidade na escolha do tema e da mídia utilizada, bem como com o entrelaçamento bem-sucedido de fatos científicos e contação de histórias.

Para Greg Scholl, chefe do departamento de imprensa da Fundação, “os artigos exploram a questão de como o turismo sustentável pode ser colocado em prática sem que destruam os recursos naturais. A série é um excelente exemplo de como combinar um tópico global com conhecimento local e experiência em pesquisa internacional, representada por Fabio Fornari e muitos outros especialistas em turismo”.

Veja mais informações sobre o programa e os demais projetos premiados

 

* Com informações do professor Thiago Allis