Aposentada e recém-formada em EFS realiza sonho de administrar a própria escola de esportes

Postado em 02 de junho de 2016

A última colação de grau do curso de Educação Física e Saúde da EACH/USP, realizada em março deste ano, teve um significado muito especial para Prazeres Augusta Pereira de Souza: a conclusão de sua quarta graduação e a conquista do diploma que possibilitou a ela realizar o sonho de gerenciar a própria escola de esportes.

Formada também em Direito, Administração e Ciências Contábeis, ela já estava aposentada quando ingressou na EACH, em 2012. O objetivo era cursar Educação Física e Saúde para ter o conhecimento e a base necessária para comandar a Escola de Esportes Conviver, localizada na Penha, bairro da zona leste de São Paulo.

Augusta inaugurou recentemente uma grande sala de ginástica na Escola Conviver

Augusta fundou a escola em 2010, pouco tempo antes de iniciar os estudos na USP, e só conseguiu se tornar empresária depois de economizar uma boa parte de seu salário durante os 26 anos que foi funcionária do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Atualmente, a escola conta com 420 alunos (90% são crianças), 20 funcionários (professores, equipe de apoio e pessoal administrativo) e oferece diversas atividades como futsal, vôlei, basquete, karatê, judô, aulas de natação e hidroginástica, jazz, zumba, ballet, entre outras modalidades.

A inspiração para abrir uma escola de esportes surgiu durante a infância do filho, Rodrigo Souza, que hoje está com 19 anos e cursa Engenharia de Produção na Escola Politécnica da USP.

Ela recebeu seu quarto diploma durante colação de grau na EACH

“Meu filho estava sempre fazendo uma atividade física. Ele fez natação, judô, futebol e participava de vários jogos e campeonatos”, explica ela. “Quando chegávamos aos centros esportivos, eles estavam em péssimo estado e inibiam a presença de famílias, já que eram rodeados por botecos com venda de bebida alcoólica.” Dessa forma, ela resolveu criar um espaço aconchegante, familiar e com infraestrutura adequada para a prática de atividades físicas.

Orgulhosa de sua conquista, Augusta diz que a trajetória percorrida até realizar seu sonho não foi fácil, inclusive o ingresso na USP. “Comprei livros e estudei muito, muito mesmo. Fiz
o impossível e o inimaginável para passar na prova”, destaca a recém-formada, que concluiu a graduação no tempo mínimo e fez parte do pequeno grupo de candidatos aprovados no processo seletivo para portadores de diplomas em 2012.

Ela guarda com grande carinho na memória o tempo que passou na EACH, as amizades que fez e a ajuda de todos os professores. “Fui acolhida da melhor maneira possível. Estou e sempre estarei, assim como meu espaço, à disposição da universidade para o que for preciso. É o mínimo que eu posso fazer para retribuir quatro anos de profundos conhecimentos adquiridos nessa instituição.”