CIPA promove palestra sobre saúde mental na universidade

Postado em 18 de agosto de 2023

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) Gestão 2022/2023 da EACH realizou, na última terça-feira, uma palestra sobre a saúde mental na comunidade USPIANA. O convidado para falar desse tema tão importante foi o professor Ricardo Rodrigues Teixeira, docente da Faculdade de Medicina da USP e diretor de Saúde Mental e Bem-Estar Social da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).

Funcionários, alunos, professores e Direção da EACH lotaram o Auditório Vermelho para assistir à apresentação sobre a condição de saúde mental dos uspianos, principalmente na fase pós-pandemia, após pesquisa feita pela PRIP que buscava analisar a saúde mental dos membros da universidade.

Médico sanitarista há mais de 30 anos, Ricardo Teixeira detalhou e explicou os resultados obtidos a partir do questionário divulgado ao público da USP sobre saúde mental na pós-pandemia. Interagindo e respondendo perguntas dos participantes, o médico também promoveu reflexões de como a USP pode ser mais acolhedora e produtora de saúde mental.

Ricardo ainda falou do novo dispositivo criado pela PRIP para a comunidade USP que precisa de ajuda ou orientação. Trata-se do Programa Ecos, que possui uma equipe multidisciplinar de psicólogos, enfermeiros e educadores. Mais informações sobre o funcionamento do programa podem ser conferidas no site da PRIP.

Ao final da palestra, funcionários, alunos e professores puderam participar de um café organizado pelos próprios membros da CIPA. O objetivo era promover a interação e a socialização entre todos os presentes.

Da esq. para a dir.: Ademilton Santana, vice-presidente da CIPA; Natália Dourado, presidente da CIPA; professor Ricardo Teixeira, diretor de Saúde Mental da PRIP; professor Ricardo Uvinha, diretor da EACH. Foto: Gabriel Almeida/EACH

Café da CIPA. Foto: Gabriel Almeida/EACH

Membros da CIPA Gestão 2022/2023 posam para foto com o professor Ricardo Teixeira ao final da palestra. Foto: Gabriel Almeida/EACH