“Civilizações Antigas” é tema de exposição de trajes na biblioteca da EACH

Postado em 16 de agosto de 2017

Está aberta ao público, na Biblioteca da EACH, a exposição “Civilizações Antigas”. São pelo menos vinte modelos diferentes de trajes confeccionados pelos alunos da disciplina “Projeto e Modelagem II”, do curso de Têxtil e Moda. Os trajes tiveram como referência para a sua criação as civilizações ou povos da antiguidade. A cada ano, a turma escolhe um tema para os seus trabalhos. De acordo com a professora Isabel Italiano, do curso de Têxtil e Moda da EACH, “o tema deve possibilitar a criação de trajes não convencionais, o que agrega maior interesse para os alunos. Normalmente, eles escolhem temas relacionados a trajes de cena (figurinos) como, por exemplo, Game of Thrones (traje para a personagem Daenerys Targaryen), escolhido por uma das turmas anteriores”.

O tema escolhido neste ano possibilitou uma grande diversidade na criação dos trajes. Cada dupla de alunos escolheu uma civilização (ou algum povo da antiguidade) para usar como referência na criação de seu traje. Ele poderia ser bem parecido com as referências pesquisadas ou ser um traje atual, com elementos da civilização escolhida.

O processo de elaboração do trabalho passou pela criação, modelagem e confecção dos trajes. Durante a escolha dos tecidos mais adequados, foram discutidos aspectos estéticos além do caimento e da composição dos tecidos que melhor se adaptam à cada proposta.

“Os alunos se mostram bastante motivados por poderem desenvolver um traje do início ao fim, desde sua concepção até a finalização, utilizando técnicas de modelagem e costura. Além disso, os alunos têm que lidar com os problemas que vão surgindo, tanto relacionados à modelagem quanto àqueles relacionados com a escolha dos tecidos”, disse a professora Isabel Italiano, que foi a coordenadora da atividade.

Dentre as civilizações escolhidas, estão trajes que eram utilizados pelos Vikings, Império Inca, Mongóis, Hunos, Romanos, entre outros. A exposição ficará na Biblioteca da EACH até o dia 28 de agosto.