Curso de produção de vídeo para comunicação científica reforça a campanha #1minutodeciência

Postado em 18 de dezembro de 2019

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) realizou, no dia 18 de novembro, a oficina de “Produção de Vídeo para Comunicação Científica”, ministrada pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da FSP-USP e coordenada pelo professor Thiago Allis, do curso de Lazer e Turismo da Escola.

O objetivo da atividade foi apoiar pós-graduandos com interesse em divulgar suas pesquisas de mestrado e doutorado por meio de vídeos nas redes sociais. Partindo da pergunta “Por que comunicar ciência?”, foram tratadas e exercitadas habilidades e competências para uma boa comunicação, além de noções para produção de roteiro.

“A maioria dos pesquisadores não possui acesso a espaços estruturados para entender e praticar habilidades de comunicação científica a partir de vídeos, algo tão comum e que está se tornando tão necessário nos dias de hoje”, ​explica Alessandra Bueno​. De acordo com ela, são vários desafios, como por exemplo, como se colocar na frente de uma câmera, como escolher um cenário, o que falar para que as pessoas prestem atenção.

“Por isso, estimular a produção de vídeos para redes sociais, utilizando apenas aparelho celular, pode ajudar em um ‘primeiro movimento’ para que pesquisadores vençam dificuldades e contem para mais pessoas sobre suas pesquisas, sobre o que é produzido na universidade​”, destaca a doutoranda, que foi finalista do concurso Euraxess Science Slam 2016 e também esteve à frente do Pint of Science de Porto Alegre, uma iniciativa para discutir ciência em ambientes informais, como bares e pubs.

“Não importa qual seja sua área, ou qual o grau de familiaridade com tecnologias da informação, o desafio de comunicar ciência, de forma compreensível para diversas audiências, confirma-se hoje uma necessidade tão importante quanto o próprio ato de pesquisar”,​ opina Thiago Allis, coordenador do curso.

A oficina foi finalizada com exercício prático em que os participantes produziram um vídeo curto (de um minuto), com intuito de reforçar a campanha #1minutodeciência, veiculada nas redes sociais, especialmente no Instagram. Diante do grande interesse pela atividade, o curso foi encerrado com a proposta de planejar novos espaços, formatos e públicos para realização de outras edições, contando inclusive com estudantes de graduação (especialmente de iniciação científica).

*Com informações do professor Thiago Allis.