Curso de Têxtil e Moda recebe maquinário industrial eletrônico

Postado em 17 de agosto de 2020

A EACH/USP recebeu no final do mês de junho um sistema de maquinário industrial eletrônico de costura reta e interloque, com 25 máquinas, e mais uma máquina bordadeira para os Laboratórios Didáticos do curso de Têxtil e Moda.

A aquisição foi possível devido à obtenção de recursos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, que apoiou um projeto apresentado pela professora Francisca Dantas Mendes, em ação conjunta com o professor Maurício de Campos Araújo, coordenador titular de Têxtil e Moda entre julho de 2014 e junho de 2020. O processo ainda contou com a participação do Presidente da Comissão de Graduação da Escola, professor Tiago Maurício Francoy.

“O uso e domínio dessa tecnologia é fundamental para a produção de vestuário e de outros produtos baseados em matérias-primas têxteis”, afirma a professora Francisca, que atualmente está em ano sabático no Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP). “Essa aprendizagem possibilita a capacitação e melhores condições para o empreendedorismo e geração de empregos e renda, tanto aos estudantes, bem como à toda comunidade externa da EACH”.

Já o professor Maurício de Campos enfatiza que agora com esse maquinário “ações poderão ser ampliadas na confecção de EPIs, como máscaras, gorros, aventais, uniformes e outros itens necessários como medida de segurança, para o retorno às atividades presenciais”.

De acordo com o professor Maurício, durante a sua gestão, foi realizada ainda a readequação de espaço específico para atividades práticas do curso de Têxtil e Moda, no Edifício do Ciclo Básico, para a implantação e desenvolvimento do Laboratório de Silkscreen-Serigrafia. Também foi reorganizada parte do Laboratório de Confecção do curso.

Outros investimentos importantes foram feitos, como a aquisição de softwares de edição de imagem, vetorização e CAD, em conjunto com a FAU/USP e a ECA/USP com o apoio da STI-USP.

A recepção do novo maquinário contou com a colaboração logística da Biblioteca, da Guarda Universitária e com a participação do professor Antonio Takao Kanamaru, então vice-coordenador do curso. De acordo com ele, o novo maquinário automatizado “proporcionará condições melhores para experiência moderna criadora em design e, principalmente, para a participação cidadã em novos modelos transformadores de produção”.