Da graduação direto para o doutorado: ex-aluna de Marketing da EACH é aprovada no Canadá

Postado em 04 de junho de 2018

Formada no final de 2016 no curso de Marketing da EACH/USP, Bianca Kato foi recentemente aprovada para iniciar um doutorado na University of Guelph, instituição canadense de ensino superior. Com início em setembro de 2018, o curso de doutorado tem duração de quatro anos e será voltado para o estudo do comportamento do consumidor.

“Na verdade, eu tinha me inscrito para um mestrado, mas quando recebi a resposta da universidade, eu havia sido convidada para fazer um doutorado direto”, afirma a ex-aluna da EACH, que explica que no Canadá não é obrigatório ter um mestrado para ingressar no doutorado. No entanto, Bianca sempre teve vontade de fazer doutorado, seja no Brasil ou no exterior, e ficou mais certa disso depois de realizar iniciação científica durante a graduação e perceber que realmente gostava da área de pesquisa.

Bianca fez intercâmbio para o Canadá durante sua graduação na EACH

Após algumas conversas com professores da EACH, ela decidiu se dedicar à carreira acadêmica. “Estava em dúvida sobre tomar ou não esse caminho porque é uma carreira bem diferente da que todo mundo normalmente pensa quando começa o curso de Marketing.” Mesmo assim, ela optou por continuar seus estudos e, como já conhecia o Canadá, resolveu tentar novos desafios por lá.

Sua primeira vez no país foi em 2015 quando passou um semestre estudando na University of Alberta. Sua ida ocorreu por meio de edital de intercâmbio da USP, durante seu curso de graduação. Já em 2017, ela conseguiu uma outra bolsa de estudo e retornou para a mesma universidade para fazer pesquisa, sempre relacionada ao comportamento do consumidor.

Para Bianca, o intercâmbio e a iniciação científica durante a graduação foram decisivos para seu ingresso no doutorado. Além disso, ela destaca que o currículo da EACH deu uma forte preparação para a continuação dos estudos, principalmente na parte de pesquisa. “Como também fiz parte da graduação fora do Brasil, posso dizer que a formação da EACH é bem completa. Por exemplo, algumas matérias que eu tive na graduação são consideradas matérias de mestrado ou até mesmo de doutorado no Canadá”, enfatiza ela, que passou por entrevista para realmente comprovar que tem conhecimento das disciplinas que serão estudadas no doutorado.

Atualmente, Bianca já está no Canadá, na cidade de Edmonton. Ela está finalizando sua participação em um projeto de pesquisa na University of Alberta e aguardando o início do doutorado, que ocorrerá em setembro. Após a conclusão do doutorado, a ex-aluna da EACH pretende permanecer no Canadá, dando aula ou continuando a trabalhar com pesquisas.