EACH contará com um novo curso de graduação: bacharelado em Biotecnologia

Postado em 06 de julho de 2017

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo aprovou na última terça-feira a criação de mais um curso de graduação para a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. O bacharelado em Biotecnologia oferecerá 60 vagas para o período diurno já no vestibular Fuvest 2018.

Com a decisão do Conselho Universitário, a EACH passará a oferecer o primeiro bacharelado em Biotecnologia da USP. A Escola terá, portanto, um total de 11 cursos de graduação. Um curso a mais do que era oferecido desde a sua inauguração, que aconteceu no ano de 2005.

O curso de Biotecnologia abarcará as 60 vagas que pertenciam ao período matutino do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, que a partir do próximo vestibular passará a oferecer 60 vagas somente para o período noturno.

Bacharelado em Biotecnologia da EACH

Esse curso visa a formação de um profissional multidisciplinar com habilidades científicas e de empreendedorismo necessárias para sua atuação nas diversas áreas de pesquisa e em empresas de Biotecnologia, como na produção de vacinas, fármacos, anticorpos, além de alimentos, insumos agrícolas e de biocombustíveis, entre outros, explorando de forma sustentável a vasta biodiversidade presente no país.

Além disso, o curso pretende preencher uma lacuna, na USP, de um curso de graduação por ingresso direto em Biotecnologia e, assim, a EACH deverá contribuir com a formação de recursos humanos nesta área, colaborando para o atendimento da Política Nacional de Desenvolvimento da Biotecnologia, estabelecida pelo Governo Federal no Decreto n° 6.041/2007, de 08/02/2007 e também com o desenvolvimento do estado de São Paulo, o maior pólo biotecnológico do país.

A aprovação aconteceu na 983ª Sessão do Conselho Universitário, realizada no último dia 04 de julho. Com 95 votos favoráveis de 102 conselheiros presentes, foi aprovada a criação do curso de Bacharelado em Biotecnologia, com 60 vagas, proposto pela EACH.

Mais informações sobre o curso:

Biotecnologia