EACH recebe mais um projeto de Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador FAPESP

Postado em 05 de julho de 2021

Marcus VDT/Fotolia
EACH recebe mais um projeto de Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador FAPESP
Finalidade do projeto é compreender o processo de formação da agenda política brasileira, sua capacidade e diversidade, analisando manutenções e mudanças ao longo dos anos

Posts Relacionados

A EACH/USP conquistou recentemente mais um projeto de Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador FAPESP, sendo um dos três projetos vigentes em toda a Escola e o 14º aprovado na história da unidade. O objetivo do auxílio é apoiar projetos de pesquisa cientificamente sólidos, com excelência em qualidade e no desempenho do pesquisador.

Intitulado “A dinâmica da atenção na formação da Agenda Governamental Brasileira“, o projeto aprovado se iniciará em agosto e busca a criação de um novo centro de pesquisa dedicado aos estudos de formação da agenda, formulação e mudanças em políticas públicas no Brasil democrático. Ele será desenvolvido por Felipe Gonçalves Brasil, ex-aluno da terceira turma do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH.

Após finalizar a graduação, Felipe realizou mestrado e doutorado em Ciência Política e Pós-doutorado nos Estados Unidos e na UNESP Araraquara. Agora ele retorna à EACH para se dedicar ao seu novo projeto de pesquisa aprovado pela FAPESP.

“Eu sinto uma grande responsabilidade retornando à instituição que me formou. A EACH e o curso de GPP fazem parte da minha história e, agora, também são parte do futuro da pesquisa que eu desenvolvo com o Auxílio Jovem Pesquisador da FAPESP”, destaca Felipe Brasil. “É uma alegria imensa poder retornar como pesquisador e docente contribuindo para o desenvolvimento da Escola.”

Também conhecido como “Brazilian Policy Agendas Project”, o projeto representa o Brasil no Comparative Agendas Project, iniciativa que une pesquisadores de mais de 20 países que mapeiam e analisam a atenção e as prioridades governamentais na formação da agenda de seus países e em perspectiva comparada.

Ademais, Felipe Brasil não terá atuação limitada ao projeto Jovem Pesquisador, mas também comandará disciplinas optativas para a graduação e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH.

As disciplinas “Temas de Políticas Públicas VI – Agenda-setting e Formulação de Políticas Públicas”, voltada para a graduação, e “Tendências Contemporâneas da Gestão Pública: Modelos Analíticos para a análise do Policy Process”, disponível para a pós-graduação, já serão ministradas no segundo semestre deste ano. Os estudantes interessados devem realizar a matrícula no mês de julho.

Confira as ementas das disciplinas optativas: