EACH/USP participa do combate à Covid-19

Postado em 08 de abril de 2020

Como a USP está contribuindo para o Combate à Covid-19? Está é uma pergunta cujas respostas estão em um novo site publicado recentemente pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade.

Nele, estão as diversas pesquisas desenvolvidas na USP que se unem ao combate mundial contra o novo Coronavírus. Entre elas, há uma expressiva participação dos pesquisadores da EACH/USP.

Confira abaixo três exemplos dessas pesquisas ou, se preferir, acesse o site da Pró-Reitoria de Pesquisa e veja todas elas.

Criação de protetor antiviral LLPS para têxteis hospitalares. Projeto para desenvolvimento de um spray de coquetel enzimático a ser aplicado nas estruturas têxteis hospitalares, como os tecidos planos, malhas e não tecidos que compõem o vestuário dos médicos e enfermeiros, além dos lençóis das camas, fronhas e cobertores. O spray será produzido a partir de microcápsulas contendo o coquetel enzimático. Equipe: Profa. Silgia Aparecida da Costa (EACH), Profa. Sirlene Maria da Costa (EACH). Annie Alexandra Cerón Sánchez ( EACH). Profa.  Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (FOB), Prof. Rodrigo Cardoso de Oliveira (FOB), Prof. Dr. Natalino Lourenço Neto (FOB), Profa. Thais Marchini de Oliveira (FOB), Prof. Dr. Nivaldo Alonso (FM), Prof. Dr. Cristiano Tonello (FM) – Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HRAC)

Projeto de pesquisa com o objetivo de verificar se pacientes idosos, portadores de hipertensão, diabetes ou doença pulmonar obstrutiva crônica possuem mais marcadores de envelhecimento celular, maior expressão gênica de ACE-2 e marcadores epigenéticos em relação a idosos de mesma idade sem diagnóstico clínico para as doenças. O estudo será feito utilizando-se fibroblastos isolados de idosos por biópsia. Responsável: Profa. Tânia Araújo Viel, da EACH.

Desenvolvimento de um conjunto de simulações do modelo SIR, para estudos de epidemia visando estabelecer estimativas sobre a dinâmica da pandemia. Um aperfeiçoamento do modelo, para estimar números de leitos necessários será implementado posteriormente. Responsável: Prof. Alexandre Ferreira Ramos, EACH.