Equipe da EACH faz testes de tecnologia para a terceira geração do sistema brasileiro de TV digital

Postado em 15 de março de 2022

A iniciativa do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), que estuda a implantação e o desenvolvimento da TV digital no país, conta com uma equipe de professores e aluno da EACH/USP.

O projeto TV 3.0 envolveu a equipe da Escola na realização de testes de laboratórios para avaliar as tecnologias de áudio que serão empregadas no novo sistema de TV digital. O grupo foi coordenado pelo professor Regis Rossi Alves Faria, do curso de Sistemas de Informação, e teve como integrantes a professora Ana Amélia Benedito Silva e o estudante de graduação Gabriel Kendy Faria Komatsu, ambos de Sistemas de Informação.

Logotipo do projeto

Com a participação da USP e de outras universidades brasileiras, a fase dois do projeto levou tecnologias internacionais para testes em laboratórios durante cinco meses para que o Fórum SBTVD decidisse quais sistemas de áudio são mais adequados e viáveis para uma possível implantação. De acordo com o Fórum SBTVD , a TV 3.0 será o novo sistema de TV aberta, que substituirá o sistema atual. Para analisar as tecnologias que serão utilizadas, uma chamada internacional (Call for Proposals) foi publicada em 2020 para receber propostas de tecnologias do Brasil e de outros países.

“Testamos tecnologias de áudio, sistemas de alto-falantes, sistemas estereofônico, soundbars, surround. Foram feitos testes com cenas de carnaval, por exemplo, em que o usuário se sentia imerso no desfile de uma escola de samba, ouvindo áudios de diversos locais da avenida. Além disso, o usuário poderia escolher o local da avenida de onde acompanharia a transmissão”, explica o professor Regis Rossi, que atua na área da computação sônica, sonora e musical em cursos de graduação e pós-graduação.

O professor da EACH foi convidado para participar dos testes e chamou o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP para colaborar. Os testes foram realizados nos estúdios da ECA, juntamente com os professores Almir Almas e Eduardo Mendes.

Tela mostrando algumas funções avançadas de posicionamento de áudio para TV. Foto: Equipe do USP Teste Lab

Os procedimentos dos testes já estavam descritos no edital de participação do projeto, mas a forma de implantação não estava determinada. A equipe avaliou quais seriam as melhores formas de implantação e simulou dois ambientes de estudo: uma sala de emissora de TV com transmissão de conteúdo e uma sala de TV de uma casa comum, com sofá e sistemas de alto-falantes.

O grande objetivo dos testes era examinar o desempenho das tecnologias, verificando quais delas proporcionam uma melhor experiência para o usuário, estudando a qualidade do som e a própria implantação das funcionalidades.

Para o professor Regis Rossi, existirá uma excelente experiência imersiva, já que “será possível assistir a um jogo ou a uma luta, por exemplo, com dezenas de possibilidades de câmeras com diferentes ângulos, perspectivas. O usuário poderá interagir com a cena e modificar os objetos, modificando consequentemente o som ambiente”.

Além de beneficiar o usuário, proporcionando uma melhor experiência, os testes beneficiam também os produtores de conteúdo, de acordo com o professor. “A partir dos testes, podem surgir novos conceitos de como transmitir áudio e melhores formatos de produção musical para impactar ainda mais o público.”

O professor Regis Rossi ainda destaca que “o Laboratório de Áudio e Tecnologias Musicais (LATM-EACH/USP) coordenado por mim foi convidado pelo Fórum SBTVD para realizar os testes da camada de áudio da próxima geração da TVD brasileira. O LATM é um laboratório reconhecido por sua atuação na área de computação sonora e musical, mas não tem espaço físico na EACH ainda. Esperamos agora a próxima etapa do projeto que vai envolver a integração de tecnologias, o desenvolvimento de técnicas para geração de conteúdo audiovisual imersivo e interativo para a TV3.0, e a elaboração das normas técnicas”.

Mais informações sobre o projeto e demais contatos com o LATM:

E-mail: latm@usp.br

Pesquisadores em atividade de testes de audição com transmissão de desfile de carnaval. Foto: Equipe do USP Teste Lab