Equipe da EACH vence etapa brasileira da Imagine Cup 2016

Postado em 02 de maio de 2016

Mais uma vez a EACH brilhou em uma das mais importantes competições de tecnologia e inovação do mundo. A equipe “Team Bridge” venceu a etapa brasileira da Imagine Cup 2016 na categoria Cidadania. Promovida pela Microsoft, a competição reúne estudantes de todo o Brasil e é dividida em três categorias: Games, Cidadania e Inovação. Com este resultado, a equipe da EACH concorrerá com os vencedores das outras duas categorias por uma vaga na etapa mundial da Imagine Cup que acontecerá em Seatle, nos Estados Unidos.

Team Bridge: Lucas Magon, Talita Dias e o professor Luciano Araujo

O “Bridge” é uma plataforma de apoio a crianças com limitações cognitivas e motoras, como paralisia cerebral e distrofia muscular. Por meio do “Bridge”, elas podem realizar pequenos movimentos e fisioterapia usando jogos adaptados e divertidos. A equipe “Team Bridge”, que é formada pelos estudantes Lucas Magon e Talita Dias, e pelo professor Luciano Araujo, todos do curso de Sistemas de Informação da EACH, começou a desenvolver a plataforma há três anos. Ela já foi testada por mais de 1.000 pessoas.

Em todo o planeta, a OMS calcula que existam cerca de 200 milhões de pessoas com deficiências graves. Para elas, o processo de fisioterapia é bastante doloroso, cansativo e de alto custo. Daí a criação do “Bridge” como um meio de tornar esse processo acessível, divertido e com chance de recuperação mais rápida. Entre os públicos-alvo do projeto estão clínicas, hospitais e universidades, uma vez que os benefícios se estendem ao trabalho dos médicos, fisioterapeutas, além dos familiares das pessoas com deficiência.

Outra equipe da EACH foi Campeã Mundial em 2015

A última etapa da competição nacional ocorreu pela primeira vez em Minas Gerais e foi uma oportunidade para os jovens apresentarem seu potencial no universo da tecnologia. Mais de 200 mil brasileiros já participaram do torneio e diversas equipes nacionais foram campeãs desde a primeira edição da Imagine Cup, há 13 anos. Em 2015, a equipe da EACH eFitFashion foi a grande premiada com um projeto que deverá revolucionar o mercado de moda online. A expectativa da Microsoft para este ano é a de que os jovens brasileiros surpreendam novamente com sua criatividade e capacidade de inovação.

A iniciativa da Microsoft tem o intuito de conectar estudantes de todo o mundo e fornecer a eles ferramentas, recursos e experiências que transformem ideias inovadoras em realidade. O time eFitFashion sagrou-se campeão mundial em 2015 com o software “Clothes for Me”, que busca simplificar o processo de compra online de roupas sob medida. Além dos US$ 50 mil, eles ganharam uma mentoria exclusiva do CEO da empresa, Satya Nadella, durante sua visita ao Brasil no final de setembro passado.