Estreia da peça teatral “Histórias que se cruzam”, apresentada na Festa do Livro por grupo de pesquisa da EACH

Postado em 22 de julho de 2022

No dia 8 de junho de 2022, o grupo de pesquisa “Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico puerperal/ CNPQ”, liderado pela docente da Universidade de São Paulo – EACH-USP, Dora Mariela Salcedo Barrientos, estreou a peça teatral “Histórias que se cruzam” na 10ª Festa do Livro da USP Leste. O grupo de pesquisa também divulgou o livro intitulado “Mulheres vizinhas de terras distantes”, publicado pelo IdeiaSUS/Fiocruz no início do ano.

O grupo vem trabalhando com a temática imigrantes grávidas vítimas de violência há anos, a partir de uma escassez de produção científica a respeito do tema, e mais ainda quando se procura por intervenções que ajudem a transformar a realidade dessas famílias de imigrantes. A equipe decidiu buscar na arte e literatura ferramentas que permitissem causar um impacto no público, trazendo sensibilização e reflexões.

O teatro pode e deve ser utilizado como um instrumento de transformação social, mobilização e conscientização, algo que já é realizado há muito tempo na história, por meio disto incluir a temática das imigrantes com as três personagens (Rosa Maria, Glória e Mercedes) que são produto do projeto “Saúde perinatal em imigrantes grávidas: compreendendo e intervindo no contexto familiar” para atingir as imigrantes e seus familiares, fomentando debates e reflexões sobre os direitos dos imigrantes, trazendo conhecimento acerca da educação em saúde e sensibilizando os profissionais da saúde que ministram atendimento a esta população.

No evento teatral estiveram presentes a própria professora Dora M. Salcedo Barrientos (USP) e Michele Barros de Souza Simões (UNIFESP), ambas organizadoras do livro, lançado no início do ano pela Fiocruz, mencionado anteriormente.

Esta peça teatral é resultado do projeto “Teatro e contação de histórias de imigrantes grávidas: construindo ferramentas para prevenir situações de violência doméstica e/ou institucionais” submetido ao PUB – 2021, em parceria também com o projeto USP 60+, com a participação de atrizes da terceira idade. Também faz parte do projeto maior intitulado “Saúde Perinatal em Imigrantes Grávidas: Compreendendo e Intervindo no Contexto Familiar”, parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade do Porto (UP), em Portugal.

O teatro conta a história de três mulheres: Rosa Maria, Glória e Mercedes, que representam tantas outras mulheres imigrantes, gestantes vítimas de violência que vivem tão perto de nós. Elas lutaram muito por uma vida digna, sofreram diferentes tipos de preconceitos, violências e discriminações, mas ainda assim seguiram sonhando com um futuro melhor para seus filhos.

O livro com as três histórias está disponível no site IdeiaSUS

Contatos:

www.familiaesaude.com.br