Ex-aluna da EACH cria ONG que incentiva o deslocamento a pé nas grandes cidades

Postado em 21 de fevereiro de 2018

No Brasil, por volta de 36% dos deslocamentos das pessoas são feitos exclusivamente a pé, já que as nossas cidades continuam sendo projetadas para carros e não para as pessoas. Com o objetivo de incentivar a inclusão do andar a pé como meio de transporte cotidiano das pessoas, a ex-aluna do curso de Gestão Ambiental da EACH, Silvia Cruz, criou a ONG Corrida Amiga, que tem o objetivo de incentivar a inclusão do andar a pé como meio de transporte cotidiano das pessoas, transformando o tempo parado no trânsito em bem-estar e qualidade de vida. De acordo com Silvia, “além do bem-estar, a ideia é fazer com que as pessoas também tenham mais carinho e cuidado com o espaço público”.

Silvia Cruz amadureceu a ideia de criar a ONG após uma experiência internacional de estudos na França e na Finlândia. Segundo ela, “ter cursado Gestão Ambiental também me gerou provocações e questionamentos de como colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula e transbordar os muros da universidade?  Em 2016, após defender o doutorado, tese orientada pela professora Sônia Regina Paulino, de gestão ambiental, formalizei o movimento em ONG”.

As atividades da ONG Corrida Amiga estão organizadas a partir de três frentes: Corrida Amiga para Crianças, Corrida Amiga para Adultos e Corrida Amiga para Idosos.

Para Crianças: a atuação é realizada em escolas públicas voluntariamente, levando-as para o Circuito pela Cidade e os Bondes Culturais a Pé (em parceria com a ONG Canto Cidadão).

Para Adultos: é oferecida ajuda a pessoas que desejam incluir o deslocamento a pé no seu dia a dia, com a realização de Bondes a Pé com grupos rumo a eventos ou ao local de trabalho.

Para Idosos: acompanhamento a idosas e idosos em caminhadas, além da “Formação Corrida Amiga para Idosos” para ressaltar os benefícios e as maravilhas do transporte a pé. Todas as três frentes contam com o apoio imprescindível dos voluntários da organização.

Conheça mais sobre a “Corrida Amiga”

Crédito: Fábio Miyata