Ex-diretor da EACH lança livro sobre a trajetória do basquete nos Jogos Olímpicos

Postado em 05 de abril de 2017

“O basquetebol masculino nos Jogos Olímpicos: história e a participação do Brasil” é o título do livro recentemente lançado pelo professor Dante de Rose Junior, que já foi diretor da EACH/USP de 2006 a 2010.

A obra aborda a história do basquete nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição em que foi apresentado como esporte de demonstração, em 1904 em Saint Louis (Estados Unidos), até a recente edição dos Jogos no Rio de Janeiro, em 2016.

“Fruto de um constante interesse pelo tema, comecei a remexer no “baú” bibliográfico que eu possuo e me surpreendi com a quantidade e a qualidade de informações que estavam ali presentes e então veio a ideia de reunir essas informações”, destaca Dante, na apresentação do livro. “Lembrar de fatos interessantes, de disputas incríveis, de rivalidades, de resultados incomuns foi cada vez mais aguçando minha vontade de produzir esta obra.”

O livro pode ser acessado pelo Portal de Livros Abertos da USP. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e autoria. Proibido qualquer uso para fins comerciais.