Gravação da primeira aula de curso gratuito sobre Gestão Pública já pode ser acessada

Postado em 08 de maio de 2017

Já é possível assistir ao vídeo da primeira aula da cadeira: EACH-USP │ UM BRASIL Desafios e boas práticas na gestão pública municipal no Brasil. A disciplina é uma parceria entre a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e o UM BRASIL. Os vídeos das aulas serão disponibilizados semanalmente (aos sábados).

A gravação da aula intitulada “O município na federação: Raio-X das cidades” já está disponível e pode ser acessada. Nela, foi discutido o seguinte questionamento: Quais os principais problemas que estão atingindo as cidades brasileiras e o que podemos fazer para, mesmo com as adversidades, propormos algumas melhorias?

Neste debate mediado por Humberto Dantas, François de Bremaeker, coordenador do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, e Rodolfo Fiori, sócio-diretor da Muove Brasil, falam sobre a importância de se entender as competências de cada ente federado na hora de cobrar a atuação de governantes e gestores públicos. Na discussão, pacto federativo, número de municípios e as dificuldades de se discutir reforma tributária no Brasil.

Sobre o curso

Com a coordenação do doutor em Ciência Política, Humberto Dantas, e do professor doutor em Administração Pública, Fernando Coelho, os frequentadores do curso têm a oportunidade de obter noções básicas do conjunto de quesitos legais, conceituais e instrumentais necessários às atividades de um gestor público.  As aulas são abertas e gravadas. Elas são realizadas como se fossem uma conversa que é conduzida pelos professores Fernando Coelho e Humberto Dantas, baseada no formato similar a de um programa de entrevista filmado.

Confira entrevista realizada pela Rádio USP com os professores responsáveis pelo projeto.

Composto por 14 aulas que são ministradas às terças-feiras ao longo do primeiro semestre de 2017, o curso é gratuito e realizado no auditório Vermelho da EACH. Mais de 15 convidados e dois docentes da disciplina falam sobre a realidade das políticas públicas municipais provocados por temas desafiadores. Técnicos, políticos, acadêmicos e pesquisadores se revezam em aulas compostas por dois momentos distintos. A primeira parte conta com questões técnicas da gestão pública e planejamento e o segundo bloco irá englobar políticas públicas que impactam diretamente a sociedade civil.

As aulas gravadas pelo UM BRASIL são independentes. Entre os temas propostos, destacam-se: O município na federação: raio-x das cidades, Inovação e Políticas Públicas, A educação no município, Parceria Público-Privada no contexto municipal, Sustentabilidade e Meio Ambiente e Segurança Pública no contexto do município. 

Mais informações sobre o curso.

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pagePin on PinterestShare on Tumblr