Grupo de Pesquisa da EACH participa dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Postado em 27 de outubro de 2015

Integrantes do grupo de pesquisa da EACH “Pesquisas interdisciplinares em sociologia do esporte”, do curso de Educação Física e Saúde, estão em um trabalho de campo nos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que estão acontecendo na cidade de Palmas, no Tocantins.

Os jogos serão realizados até o dia 1º de novembro e contam com a participação de mais de 2 mil atletas indígenas de etnias de todo o mundo. Além dos indígenas das Américas, também estão presentes os povos da Nova Zelândia, Congo, Mongólia, Rússia e Filipinas. Cerca de 24 etnias brasileiras participam da competição.

O evento é composto por jogos indígenas, que se dividem em jogos tradicionais demonstrativos ou jogos nativos de integração. Outra parcela do evento é composta por esportes ocidentais competitivos, que também têm a característica de unificação das etnias e povos indígenas.

O grupo de pesquisa da EACH está realizando pesquisa de campo e o registro fotográfico do evento. A equipe é formada pelo professor Marco Bettine, da EACH; o professor Flávio de Campos, da Faculdade de História da USP; e a doutoranda Regina Claro, da Faculdade de Educação da USP. Também participam os alunos Alice Matsumoto, Alauã Oliveira, Caio Lotufo, Aline Pizzol e Rafael Pacheco, todos da EACH. As fotos são de Catherine Krulik, da École de France.

Mais imagens do evento