Melhores óperas de 2015 contam com a participação de integrantes de grupo de estudos da EACH

Postado em 11 de janeiro de 2016

“Polly – A Ópera do Mendigo parte 2” encenada pelo  NUO-Ópera Laboratório foi eleita como o melhor espetáculo de Ópera de 2015, segundo a votação popular do Guia da Folha. O NUO conta com diversos artistas que são alunos e ex-alunos da EACH, ECA e FFLCH.

A montagem foi ePolly A ópera do mendigo p2gncenada pelo doutorando do CMU da ECA Maestro Paulo Maron – que assina também a produção e as direções cênica e musical. A outra montagem realizada pelo grupo neste ano – O Burguês Nobre – ficou em segundo. Em terceiro lugar ficou a montagem do Theatro São Pedro para Bodas no Monastério.  Concorreram em duas votações – júri popular e especializado – 12 óperas montadas em São Paulo, das quais duas do NUO e dez dos dois teatros de ópera da cidade, São Pedro e Municipal. Esse é o segundo ano consecutivo em que uma montagem do NUO fica em primeiro lugar na escolha do público na votação do Guia. No ano de 2014 A Ópera do Mendigo parte 1, apresentada no Espaço B_Arco, foi eleita como a melhor do ano.

O maestro Paulo Maron desenvolve o seu estudo de doutorado no CMU orientado pelo  professor Diósnio Machado Neto e realiza uma pesquisa teatral, musicológica e etnográfica considerando os seus 11 anos de trabalho ininterrupto com a companhia e a sua inserção na cena paulistana. Além dele, outros integrantes desenvolvem seus trabalhos de iniciação científica, mestrado e pesquisa regular na USP, Unesp e Unicamp tendo como ponto de partida aquilo que é feito no NUO. Junto com a professora da EACH, Marília Velardi, que assina a preparação corporal das encenações, o maestro lidera o ECOAR – Grupo de Estudos em Corpo e Arte – sediado na EACHO Burguês2/USP.

Desde 2014, quando ocorreu a inauguração do seu espaço próprio, o grupo realiza as récitas em seu pequeno espaço com 70 lugares, localizado no bairro do Ipiranga. Cerca de duas semanas antes das apresentações os convites costumam esgotar diante do grande interesse do público.

O NUO tem uma história de 11 anos e mais de 20 espetáculos produzidos, a maior parte dos quais estreias nacionais ou adaptações inéditas.