Nova Linha 13-Jade da CPTM iniciará as suas atividades

Postado em 28 de março de 2018

A operação assistida da Linha 13-Jade terá início no próximo dia 31 de março. Durante um mês, os trens circularão das 10h às 15h, somente aos sábados e domingos gratuitamente. Depois, passará a circular em todos os dias no mesmo horário e no terceiro mês começará a operação comercial, com cobrança de tarifa. No momento, estão ocorrendo os testes estáticos e dinâmicos de carga e de sistemas. A nova linha da CPTM passa ao lado do campus onde está a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

A inauguração está prevista para acontecer no final da manhã deste sábado na Estação Engenheiro Goulart. A presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi confirmada.

A Linha 13-Jade, que ligará a capital ao Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos, tem 12,2 km de extensão e três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart (totalmente reconstruída), onde haverá integração com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), na capital paulista.

A demanda projetada é de 120 mil passageiros por dia útil. A linha beneficiará principalmente os moradores das duas maiores cidades do Estado, além de atender aos turistas e aos profissionais que vem a São Paulo para negócios.

Operação Linha 13-Jade

No primeiro mês, será realizada a operação assistida, atendendo as estações Eng. Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto, com intervalos de cerca de 30 minutos, aos sábados e domingos, das 10h às 15h.  O trajeto será feito em cerca de 15 minutos. No segundo mês, a operação ocorrerá no mesmo horário, porém será ampliada para todos os dias na semana. Nessas duas primeiras etapas de operação assistida não será cobrada tarifa dos usuários.

A partir do terceiro mês, a operação passará a ser realizada das 4h à meia-noite no serviço regular, entre as estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos. Também começará a funcionar um novo serviço, o Connect, que sairá da Estação Brás até a Estação Aeroporto-Guarulhos somente nos horários de pico, sem a necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart. O trajeto terá cerca de 35 minutos, com o trem parando nas estações para embarque e desembarque e o valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano, que hoje custa R$ 4.

Já no quarto mês, a previsão é que entre em operação o serviço Airport-Express que levará os usuários direto da estação Aeroporto-Guarulhos até a histórica Estação da Luz, onde há transferência para as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM e para as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, além de outras facilidades de transportes como ônibus e táxi. O trajeto será realizado em cerca de 35 minutos e os trens partirão em 4 horários programados nos dois sentidos. A tarifa será diferenciada e o valor ainda está sendo definido.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da CPTM

 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pagePin on PinterestShare on Tumblr