Pesquisa da EACH indica que atividade física reduz ansiedade durante a pandemia

Postado em 27 de janeiro de 2021

Estudo desenvolvido por professores e alunos da EACH/USP revelou que a prática frequente de atividade física diminui a ansiedade durante a pandemia de Covid-19. A pesquisa foi publicada recentemente pela Frontiers in Psychology e foi realizada pelos professores Alex Florindo e Cassio Meira, e pelos alunos Kaique Meneguelli e Maysa Leopoldo.

De acordo com o professor Cassio Meira, a atividade física frequente e longa, de pelo menos três vezes por semana, com cada sessão de 40 minutos aproximadamente, reduz a ansiedade durante a pandemia, independentemente da intensidade da atividade física.

Desempenhada com adultos brasileiros, a maioria do Estado de São Paulo, a pesquisa constatou que “durante a pandemia existe uma relação inversa entre atividade física e ansiedade, ou seja, quanto maior o nível de atividade física, menor o nível de ansiedade”, destaca o professor Cassio.

Vale ressaltar que essa relação independe de gênero, idade, nível educacional, traço de ansiedade e nível de atividade física antes da pandemia. O mais importante para que a redução da ansiedade seja notada é que a prática da atividade física seja regular e de longa duração.

Confira a pesquisa na íntegra