Pós-graduação em Ciências da Atividade Física tem sua primeira defesa de dissertação

Postado em 15 de março de 2016

O programa de pós-graduação em Ciências da Atividade Física da EACH/USP teve, na última segunda-feira, a sua primeira defesa de dissertação de mestrado. Ela foi feita pelo aluno Alipio Rodrigues Pines Junior, na sala 101 do prédio I1.

A dissertação “Atividade física como opção de lazer: uma análise acerca dos jovens participantes do programa ‘SESC Verão’” aborda o interesse de jovens de 12 a 18 anos pela atividade física como opção de lazer e verifica a influência que as atividades oferecidas pelo SESC exercem no estímulo da prática esportiva entre os jovens.

De acordo com o estudo, que foi orientado pelo professor Ricardo Ricci Uvinha, mais da metade da juventude brasileira está acima do peso considerado ideal e por isso se tornam tão importantes as iniciativas que estimulam a atividade física nos momentos de lazer desses jovens.

O trabalho de Alipio Rodrigues realizou uma revisão bibliográfica sobre os temas abordados nas categorias teóricas e promoveu uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, durante o mês de janeiro, com jovens participantes do programa “SESC Verão” na edição de 2016 nas unidades Belenzinho e Itaquera.

Através da análise das entrevistas realizadas, confrontadas com as informações obtidas no levantamento bibliográfico, o estudo indica que os jovens possuem interesse pela atividade física como opção de lazer, mesmo ela não sendo prioritária, e que sua prática busca o divertimento e a descontração, fazendo com que ela seja incorporada nas atividades cotidianas.

Além da presença do professor Ricardo Uvinha, a banca da defesa de mestrado contou com a participação dos professores Silvia Cristina Franco Amaral, Juliana Pedreschi Rodrigues, Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco, Edmur Antônio Stoppa e Antônio Carlos Bramante.

Segundo a Comissão de Pós-Graduação da EACH, já foram defendidas aproximadamente 300 dissertações de mestrado na Escola, que possui 11 programas de pós-graduação.