Pós-Graduação em Sistemas de Informação tem sua 100ª defesa de dissertação

Postado em 27 de agosto de 2018

O programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (PPgSI) da EACH/USP alcançou recentemente o número de 100 dissertações defendidas. Essa marca foi atingida com a apresentação da dissertação de mestrado “Métodos e recursos de análise de riscos para projetos de implantação de ERP influenciados por incertezas sazonais”, do aluno Paulo Mannini, com orientação do professor Edmir Parada Vasques.

“O programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação foi um dos primeiros programa da EACH e tem contribuído substancialmente para a pós-graduação da Unidade. Esta centésima defesa vem coroar os esforços das comissões coordenadoras ao longo desses anos para aliar quantidade e qualidade das pesquisas”, destaca a professora Fátima de Lourdes Nunes, presidente da Comissão de Pós-Graduação da EACH. “Além disso, os egressos têm conseguido posições de destaque tanto na carreira acadêmica quanto na indústria, gerando impacto social e tecnológico na sociedade. É um motivo de orgulho para a EACH esta comemoração.”

Com início em 2010, o mestrado em Sistemas de Informação teve sua primeira defesa em 2012 e, desde então, vem apresentando “um crescimento sólido, aumento da produção científica intelectual gerada e  aumento da sua inserção no âmbito nacional e internacional. Esperamos que em breve seja aprovado o curso de Doutorado, o que permitirá promover o PPgSI a um patamar de consolidação ainda maior”, afirma a professora Karina Valdivia Delgado, coordenadora do mestrado em Sistemas de Informação.

Para a coordenadora, as principais conquistas obtidas pelo programa desde sua implantação na EACH são evidenciadas pela avaliação da Capes, na qual o mestrado passou de nota 3 para 4. Além disso, vários alunos receberam prêmios internacionais: alguns exemplos são Ana Rocío Cárdenas Maita, orientada pelo professor Marcelo Fantinato, ganhou o prêmio Outstanding Paper in the 2016 Emerald Literati Network Awards for Excellence; e José Eleandro Custódio, orientando do professor Ivandré Paraboni, alcançou o primeiro lugar no shared task PAN-CLEF 2018 Cross-domain Authorship Attribution, competição internacional na área de Processamento de Língua Natural.

Atualmente o programa conta com duas linhas de pesquisa e os egressos do curso estão preparados para usar, desenvolver e avaliar metodologias e técnicas computacionais para solucionar os desafios dos sistemas de alta complexidade necessários na sociedade moderna.

Sobre a 100ª dissertação de Sistemas de Informação

O trabalho “Métodos e recursos de análise de riscos para projetos de implantação de ERP influenciados por incertezas sazonais” foi realizado para atuar com o importante tema do gerenciamento dos riscos nos projetos de implantação de sistemas Enterprise Resource Planning – Sistema Integrado de Gestão (ERP). A pesquisa abordou os processos de análise de riscos nestes projetos considerando a influência de incertezas sazonais, que são incertezas que ocorrem em períodos específicos do ano e que possuem probabilidades de ocorrência diferentes a cada ano. “Quando relacionado aos projetos de implantação de ERP, podemos considerar um exemplo interessante de incerteza sazonal: as incertezas relacionadas aos períodos de freezing das organizações, que tratam-se de períodos em que as organizações optam por não permitir mudanças no ambiente de TI, pois são períodos em que, por exemplo, as organizações atingem seus picos de faturamento”, explica o aluno Paulo Mannini.

De acordo com ele, o trabalho tem como objetivo identificar e analisar os métodos e recursos de análise de riscos mais adequados para projetos de implantação de ERP influenciados por incertezas sazonais. O resultado obtido com esta pesquisa foi a identificação de seis métodos e oito recursos mais adequados para analisar riscos em projetos de implantação de ERP influenciados por incertezas sazonais. Segundo o aluno, os recursos que se destacaram foram “Análise de probabilidade e impacto dos riscos” e “Lista priorizada de riscos”, que além de muito citados na literatura, foram classificados como os mais adequados para serem utilizados na análise de riscos de projetos de implantação de ERP influenciados por incertezas sazonais. Já com relação aos métodos de análise de riscos, identificou-se que os métodos “Matriz de probabilidade e impacto” e  simulações de “Monte Carlo”  se destacaram entre os mais adequados para esses tipos de projetos, que também são métodos sugeridos pelos frameworks PMBoK e PRINCE2.